A McLaren comemorou seu 60º aniversário em grande estilo no Festival de Velocidade de Goodwood, neste fim de semana, ao promover a estreia dinâmica do Solus GT, um hipercarro monolugar exclusivo para rodar em pista com aerodinâmica radical e dotado de um motor V-10 de aspiração atmosférica de 840 cv.
Derivado do McLaren Ultimate Vision Gran Turismo, um modelo virtual criado especialmente para o jogo da PlayStation, Com o Solus GT a McLaren é o primeiro fabricante a fazer a transição do mundo virtual para as pistas reais e do qual produzirá uma série limitada de 25 unidades, todas já vendidas cada uma por mais de 2,5 milhões de libras esterlinas (R$ 15,7 milhões).
O habitáculo monolugar no centro do carro tem a capota no estilo avião de caço, que desliza para frente para possibilitar o acesso. O design incorpora uma série de recursos aerodinâmicos, incluindo o enorme defletor dianteiro, piso estrutural com túneis venturi para efeito solo, enorme aerofólio traseiro fixo de elemento duplo e difusor superdimensionado.
Tudo isso gera força descendente com mais de 1.200 kg. Grandes extensões laterais acomodam os radiadores, enquanto a tomada de ar acima do teto alimenta o V-10. As coberturas de roda foram desenvolvidas para reduzir a turbulência do fluxo de ar e atenuar o acúmulo de pressão dentro da roda, conforme detalhou a McLaren.
As rodas de alumínio forjado, com aro de 18 polegadas têm fixação central e são montadas com pneus slick Le Mans Prototype, mas o carro também vem com jogo de pneus de chuva para sessões em pista molhada. Discos de freio e pastilhas de carbono com pinças monobloco de alumínio de seis pistões, com ajuste de modulação de freio pelo piloto.
Construído em estrutura monobloco de compósito de fibra de carbono, o modelo pesa menos de 1.000 kg. O motor atua como componente estrutural do chassi de compósito de fibra de carbono para simplificar o desenho e eliminar o uso de subchassi traseiro. O V-10 é acoplado a um câmbio sequencial de sete marchas, que também tem função estrutural.
A McLaren não informou quem é o fornecedor do motor V-10 aspirado de 5,2-litros, que gira a mais de 10.000 rpm e tem potência de 840 cv e torque de 66,3 m·kgf. Conforme divulgado pela McLaren, o Solus GT acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos, enquanto a velocidade máxima supera os 320 km/h.
O cliente também vai receber conjunto de segurança obedecendo as especificações da FIA que inclui macacão de corrida, capacete e o dispositivo HANS (suporte de cabeça e pescoço). Além disso, o banco será moldado sob medida, como é feito com os pilotos de Fórmula 1, enquanto a pedaleira é ajustável e o volante tem tela para visualizar uma série de controles.
O comprador também passará por um programa de treinamento para se adaptar ao hipercarro. Cada Solus GT será entregue com um conjunto de ferramentas, kit de rádio e um sistema de refrigerante para hidratar nos eventos de pista. As primeiras entregas do Solus GT estão programadas para o primeiro semestre do ano que vem.
RM