Na enorme gama de siglas da linha de modelos Mercedes-Benz surge mais uma: a Classe CLE, para distinguir versões cupê e conversível. Após lançar a nova geração do Classe C, em 2022, e Classe E, este ano, a marca decidiu unificar as versões cupê e conversível das duas linhas com uma nova denominação procurando, como ressalta, oferecer as melhores características dos Classe C e Classe E, de duas portas, no mesmo pacote.
Assim, apesar de manter silhueta semelhante a versão anterior do Casse C, a nova linha é, inclusive, um pouco mais comprida do que as versões do Classe E cupê anterior, 4.850 mm contra 4.826 mm, mas mantendo a mesma largura e altura ligeiramente menor, o que confere perfil mais longilíneo, que resulta em maior equilíbrio no volume da carroceria com o balanço traseiro alongado.
No perfil destaca-se a nova leitura no design Mercedes-Benz, adotado nas novas gerações Classe C e Classe E, sedã e estate (camioneta), com balanço dianteiro curto, capô longo e inclinação acentuada da coluna dianteira, para-brisa bem inclinado e a tampa do porta-malas acompanhando a curvatura do teto. O estilo “cabine para trás”, conforme enfatiza o fabricante, realça o visual contemporâneo com toque esportivo.
A extremidade dianteira da nova Classe CLE é progressivamente inclinada para a frente, o que a marca define como “nariz de tubarão”, enquanto a saia dianteira segue o estilo semelhante ao da nova Classe C, e não da recém-lançada Casse E, com destaque para a grade do radiador denominada Panamerica pela Mercedes, de desenho tridimensional, completado pelos faróis de LED estreitos e torneados.
Já a saia traseira ganhou design exclusivo com superfícies fluidas, a começar pelo desenho da extremidade da tampa do porta-malas, que incorpora um suave defletor. As lanternas de LED, também com desenho torneado como os faróis, são semelhantes no visual as do novo GLC cupê. Há também saídas de escapamento duplas, difusor com novo desenho e saídas de ar que ajudam no visual esportivo.
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Apesar de ligeiramente mais comprido do que o Classe E cupê anterior, o entre-eixos é 8 mm menor, mas é 25 mm maior do que o antigo entre-eixos da Classe C cupê. Esta solução de compromisso para atender os dois segmentos de mercado aumentou o espaço em relação ao Classe C anterior, em especial para os passageiros do banco traseiro, que terão 10 mm a mais de espaço para a cabeça, 19 mm a mais para ombros e cotovelos e 72 mm a mais para os joelhos.
A nova linha CLE cupê está sendo lançada com trens de força híbridos leves tendo motor de partida-gerador integrado (ISG, integrated starter-generator) e sistema elétrico de 48 volts. Uma versão híbrida recarregável pela tomada será lançada posteriormente. Além de uma opção de motor Diesel de quatro cilindros, são oferecidas opções de motor a gasolina de quatro e seis cilindros em linha, todos com suporte do sistema ISG de segunda geração, com potência de 23 cv e torque de 20,4 m·kgf.
O CLE 200 com o motor de 4 cilindros, 2-litros turbocarregado, tem potência de 204 cv e torque de 32,6 m·kgf. O CLE 300 4Matic, também com o motor de quatro cilindros, tem potência de 258 cv e torque de 40,8 m·kgf. Já o CLE 450 tem motor de 6 cilindros, de 3 litros, turbocarregado com potência de 381 cv e torque de 51,0 m·kgf, enquanto o CLE 220 d, com motor turbodiesel, 2-litros, entrega 200 cv e 44,9 m·kgf.
Todas as versões tem câmbio automático 9G-TRONIC, que foi desenvolvido para a introdução do sistema ISG, que tem o motor elétrico, a eletrônica de potência e o resfriador movidos para dentro ou sobre o câmbio. Além disso, é utilizada uma nova geração de controle do câmbio totalmente integrado com um processador multi-core e uma nova tecnologia de montagem e conexão.
A tração integral 4MATIC é oferecida como opção na versão CLE 200 e de série nas versões CLE 300 4Matic e CLE 450. Com a tração também na dianteira, torques mais elevados podem ser transmitidos em distribuição de carga por eixo ideais em termos de estabilidade podem ser alcançados. Além disso, há uma vantagem de peso significativa em comparação com o componente correspondente da série anterior, conforme destaca a fábrica.
A suspensão da nova linha CLE cupê e conversível permite, conforme diz o fabricante, uma condução ágil em estradas sinuosas, ao mesmo tempo em que oferece conforto em longas distâncias. A orientação precisa das rodas dianteiras em quatro braços desempenha papel importante na dirigibilidade, enquanto o eixo traseiro multibraço, com conceito de cinco braços proporciona controle de rodagem e estabilidade em linha reta.
A direção no eixo traseiro é oferecida como parte do pacote opcional Controle Dinâmico da Carroceria. Isso permite que as rodas traseiras do CLE estercem até 2,5 graus em sentido contrário ao das dianteiras, o que reduz o diâmetro mínimo de curva em meio metro. Nas versões com tração apenas traseira esse diâmetro é reduzido de 11,2 para 10,7 metros, já nos modelos com tração 4MATIC é de 11,2 em vez de 11,7 metros. O pacote opcional também incorpora sistema de amortecimento ajustável contínuo.
A partir de 60 km/h, as rodas traseiras esterçam 1 grau na mesma direção das rodas dianteiras. A maior distância entre eixos virtual resultante oferece maior estabilidade e segurança de direção em altas velocidades, mudanças rápidas de faixa ou manobras evasivas repentinas.
Internamente, muitos detalhes de design e tecnologia são do Classe C e GLC. A tela do motorista tem 11,9 polegadas, enquanto a tela central tátil de 12,3 polegadas vem com o sistema MBUX de infotenimento, que adiciona a nova função de rotinas. Ele basicamente aprende os hábitos do motorista e liga automaticamente o controle climatização, altera a iluminação ambiente e até define lembretes como aniversários ou ligações telefônicas com base em interações anteriores.
A Mercedes também equipou uma série de recursos de segurança, incluindo assistente de atenção, assistênte de frenagem ativo, manutenção de faixa, aviso de limite de velocidade e uma câmera de ré. O pacote opcional Advanced Plus adiciona ainda monitor de ponto cego e reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de distância, assistente de direção ativo e assistente de mudança de faixa.
Apesar de ter apresentado as duas versões de carroceria, cupê e conversível, a Mercedes-Benz vai inicialmente lançar no mercado o cupê, que deve chegar aos concessionários na Europa em novembro próximo, enquanto o conversível só vai ser comercializado no primeiro semestre do ano que vem. O fabricante ainda não divulgou os preços, mas especula-se que deve começar em torno de 60 mil euros (320 mil reais) no mercado europeu.
RM