Brabus 850 aumenta a potência do V-12 Mercedes-Benz
A Brabus GmbH, tradicional empresa alemã fundada em 1977 na cidade de Bottrop e dedicada a modificações de alto nível de carros Mercedes-Benz e de outras marcas, continua surpreendendo com seus trabalhos nessa área em versões fabricadas pela marca de Stuttgart. Desta vez a modificação foi no Mercedes-Maybach S 680 e seu motor V-12 original de 630 cv que a Brabus conseguiu elevar em nada menos que 35 %, o que resultou no Classe S mais potente do mercado (foto de abertura)
A cilindrada original foi aumentada de 6 para 6,3 litros e o motor recebeu novos turbocarregadores, com voluta maior, além da adoção de componentes internos forjados. Com isso, a potência aumentou para 850 cv e o torque, para 112 m·kgf. O câmbio é o original do S 680, o 9G-Tronic de nove marchas, assim como o sistema de tração integral 4MATIC, com distribuição de torque de 31% no eixo dianteiro e 69%, no traseiro.
Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,1 segundos ante 4,4 s na versão original), o que não deixa de ser surpreendente para um carro de cerca de 2.400 kg em ordem de marcha. Já a velocidade máxima, curiosamente, foi mantida limitada em 250 km/h, como na versão original. Os freios são os mesmos do Mercedes Classe S, mas com o fluxo de ar para seu arrefecimento aprimorado.
Externamente, o visual do Brabus 850 é diferenciado pelo conjunto de rodas de liga de alumínio forjado de 22 polegadas, e um pacote de personalização da carroceria com componentes de compósito de fibra de carbono (CFRP), de acabamento brilhante ou fosco, além de novos defletor dianteiro e difusor traseiro, ambos maiores. A suspensão pneumática foi alterada para a altura de rodagem para ficar 20 milímetros mais baixa “sem comprometer o conforto de marcha e condução”, conforme destaca a Brabus.
Internamente, o volante, o console central, pedaleira e os painéis das portas, também são de CFRP e os clientes podem especificar uma variedade de cores e detalhes no acabamento, sempre com o emblema ‘Brabus’ espalhado pela cabine. O Mercedes-Maybach S 680 normal custa na Alemanha cerca de 265 mil euros (1,4 milhão de reais), mas o Brabus 850 pode chegar a custar até 70% mais, dependendo das especificações solicitadas pelo cliente.
BMW 5 Série com versão longa
A BMW está apresentando as versões longas da nova Série 5 e i5, lançada no mercado mundial em maio, e desenvolvidas especialmente com foco no mercado chinês. Além do maior entre-eixos cerca de 150 mm maior, esta versão alongada também vem com uma tel de TV de 31 polegadas para os ocupantes do banco traseiro.
No resto, a mecânica é a mesma nesta versão que faz muito sucesso na classe alta chinesa, que prefere andar no banco traseiro seguindo o exemplo do “camarada” Mao. Esta é a quarta geração do BMW Série 5 com carroceria longa desenvolvida em joint venture com a chinesa Brilliance, pertencente à República Popular da China.
Nissan Skyline ganha versão Nismo
A Nissan está lançando uma versão esportiva do seu popular modelo Skyline, que já está na sua décima-terceira geração. Esta versão especial com produção limitada a 1.000 unidades só será vendida no mercado japonês e se caracteriza pelo motor mais potente, de 420 cv, além de visual personalizado, com detalhes na cor vermelha, característicos da linha esportiva Nismo da marca japonesa.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
Com motor dianteiro em posição quase central, o Skyline Nismo teve o motor V-6 de 3 litros biturbo retrabalhado para mais potência, antes 405 cv, e torque, que passou de 48,4 para 57,1 m·kgf O câmbio de seis marchas é automático robotizado de dupla embreagemUW e a tração é traseira. A suspensão foi retrabalhada com novas molas e amortecedores e ficou e altura de rodagem é 20 milímetros mais baixa em relação ao Skyline normal.
RM