BENTLEY DECADENTE
A DC Customs, empresa inglesa localizada em Dudley, perto de Birmingham, especializada na transformação de veículos clássicos, está divulgando o projeto de uma picape radical desenvolvida tendo como base uma limusine Bentley Continental Flying Spur, usada ano 2005.
Denominado muito a propósito Decadence (Decadência), o projeto demorou 18 meses para ser executado e incluiu a soldagem das portas traseiras, remoção da coluna traseira e da tampa do porta-malas, rebaixamento do teto, além de revestir o compartimento de carga com madeira náutica.
Além da inusitada silhueta, que já chama muito a atenção, outro destaque é a pintura da carroçaria que foi feita em processo artesanal e com um tipo pigmentação que, de acordo com a incidência da luz, dá a sensação da cor da picape ser preta, púrpura ou azul.
Na mecânica, a DC Customs informa que fez um aprimoramento no motor da limusine o W-12 biturbo, aumentando a potência para 660 cv, 100 cv a mais do que na versão original, enquanto o torque passou para 88,1 m·kgf. Com o valor do carro, mais o projeto de customização, a brincadeira custou 152,2 mil libras (cerca de 938 mil reais).
RESTOMOD EM VW-PORSCHE 914
Outra empresa britânica de customização, a Fifteen Eleven, sediada em Bakewell, Derbyshire, apresentou o Porsche 914 modernizado, um projeto que demorou três anos para ser realizado e que ela define como Restomod, apesar de ser mais modificado do que renovado.
O modelo com motor central desenvolvido em conjunto pela Porsche e pela Volkswagen, no final da década de 1960, tinha como proposta ser um esportivo popular, comercializado nos Estados Unidos como Porsche 914 e na Europa como VW-Porsche 914.
No projeto, o motor original boxer de quatro cilindros arrefecido a ar é substituído pelo boxer de seis cilindros, 3,8 litros e 400 cv do Cayman S, primeira geração, enquanto o chassi original foi reforçado com estrutura tubular e novos suportes de suspensão, com geometria também do Cayman.
O sistema de freio foi totalmente modernizado com discos ventilados e perfurados, pinças Porsche Brembo de quatro pistões e uma caixa de pedais AP Racing, além de outras modificações como o acelerador de comando elétrico, e sistema de escapamento feito sob medida em aço inoxidável.
Externamente o projeto procura manter fidelidade ao design original, apesar da carroceria ser feita em compósito de fibra de carbono e com para-lamas mais largos para acomodar as rodas Fuchs de 18 polegadas montadas com pneus Michelin Pilot Sport 2.
Outros detalhes de estilo modernizados são os para-choques redesenhados, sendo o dianteiro com aberturas maiores, faróis de LED com desenho exclusivo no lugar dos escamoteáveis da versão original, capô com abertura e defletor em formato de leve defletor integrado na traseira.
Internamente, o estofamento é em couro personalizado, bancos esportivos Recaro e alavanca de câmbio com pomo em madeira. Com um processo tão extenso o preço deste Restomod é bem alto e começa em 350.000 mil libras (equivalente a 2 milhões 150 mil reais)
FIAT 500E VIRA SORVETERIA
Ainda do Reino Unido, a divisão Fiat da Stellantis apresentou a proposta da menor gelateria (sorveteria em italiano)do mundo tendo como base o 500e conversível. Parece piada pronta, mas talvez seja uma maneira de encontrar mercado no segmento de “eletrodomésticos”.
Segundo os autores da proposta, o protótipo pintado em dois tons (azul claro e creme) inspirado nas sorveterias italianas da década de 1950, tem como missão distribuir sorvetes nas zonas de emissões reduzidas de Londres, com capacidade de servir cerca de 300 sorvetes por dia.
Internamente foram removidos todos os lugares, exceto o do motorista, para instalar os equipamentos necessários para uma sorveteria, como dois congeladores de 30 litros. O Fiat 500e Gelateria Edition tem ainda espaço para guardar duas cadeiras de madeira para os clientes da sorveteria.
RM