Ferrari GTO diferenciado pode quebrar recorde em leilão
Ferrari GTO (foto de abertura)é sinônimo de modelo esportivo que faz, atualmente, a alegria das casas de leilão de automóveis clássicos, pois cada vez que um dos belos exemplares é colocado em hasta, recordes são quebrados, com os arremates alcançando valores astronômicos, que superam a dezenas de milhões de dólares, libras, euros, seja qual for a moeda.
A mais recente novidade está sendo divulgada pela RM Sotheby’s que tem programado o leilão de um Ferrari GTO diferenciado para o dia 13 de novembro próximo no Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Nova York. Trata-se de um dos dois primeiros exemplares dos 37 fabricados de 1962 a 1964, mas com detalhes diferenciados em relação aos outros GTOs.
No site da RM Sotheby’s (https://rmsothebys.com) o modelo é destacado como: The One-1962 Ferrari GTO – o único da série de propriedade da fábrica e que competiu pela marca. Outro detalhe, o motor V-12 que originalmente é de 3 litros (250 se refere a cilindrada unitária em cm³) neste modelo é de 4 litros (330 cm³ de cilindrada unitária), com potência de 385 cv.
Por isso, com o chassi 3673SA foi inscrito como protótipo e com a denominação 330 LM/GTO na prova Mil Quilômetros de Nürburgring de 1962, conquistando o segundo lugar na geral e primeiro na sua categoria pilotado pelo belga Willy Mairesse e o inglês Mike Parkes. Posteriormente, o carro ficou avariado em testes de pista e precisou trocar o chassi.
Com o novo chassi 3765LM o esportivo participou da 24 Horas de Le Mans no mesmo ano, pilotado pelo italiano Lorenzo Bandini e Mike Parkes, mas teve que abandonar por superaquecimento. Na sequência foi vendido ao “gentleman drive” italiano Ferdinando Latteri, que participou com ele de competições de Subida de Montanha até 1965.
Vendido na década de 1970 para um colecionador americano, o raro modelo sendo colocado em leilão após quase quatro décadas com único proprietário. Por tudo isso, a RM Sotheby’s faz estimativa pré-venda “superior a US$ 60 milhões” (cerca de 300 milhões de reais) o que pode ser a maior quantia já paga por um automóvel.
Honda faz suspense com relação a modelo comemorativo
Como já abordamos aqui no AE, a Honda está comemorando seu 75º aniversário em 2023 e muito se especula qual será o novo modelo que deverá marcar data tão emblemática. Embora a Honda seja fabricante com foco no grande mercado, a marca tem forte “espírito esportivo” e costuma marcar suas datas importantes lançando um modelo esporte.
Nas últimas semanas algumas ações da empresa têm sido acompanhadas pela imprensa especializada internacional como o recente pedido de registro de marca Prelude, solicitado pela Honda nos Estados Unidos que, conforme detalha o processo, procura abranger proteção para: “veículos terrestres, ou seja, automóveis e peças estruturais automobilísticas”.
A expectativa é de que a Honda lance um modelo esportivo, como fez em 1998 quando comemorou seu 50º aniversário apresentando o S2000. Já o Prelude foi um cupê esportivo 2+2 que fez sucesso e foi fabricado de 1978 a 2001. Outra especulação é com relação à propulsão: se convencional a combustão, híbrida ou elétrica. Tudo isso, só deverá ser revelado no Salão de Tóquio programado para o final de outubro.
Ativistas climáticos anunciam protestos no IAA Mobility
Um exército de 4.500 policiais deverá garantir a segurança no maior salão da mobilidade do mundo, o IAA Mobility, que começa no dia 5 de setembro em Munique. Isto porque grupos de ativistas climáticos estão ameaçando fazer protestos durante a realização do evento.
Para garantir a segurança os policiais deverão monitorar as sete áreas de espaço aberto uniformizados e também à paisana. Além disso, a polícia manterá controles de identidade dos meliantes adaptados à situação, que poderão ser detidos e mantidos em contêineres no pátio da sede da polícia.