A Mercedes apresentou a nova geração do AMG GT Coupé com a novidade de passar a ser um 2+2. Com isso ele é 162 mm mais comprido e 76 mm mais alto do que a versão anterior de dois lugares que deixou de ser produzida no final de 2021. Embora os dois lugares traseiros sejam adequados para pessoas de até 1,5 metro de altura, com os encostos dos bancos rebatíveis aumenta o espaço para bagagem.
Especulava-se que esta geração teria opção de motor 4-cilindros, mas continua apenas o V-8 4-litros biturbo e mais potentes nas duas versões, a AMG GT 55 4MATIC+ Coupé de 476 cv/71,3 m·kgf e a AMG GT 63 4MATIC+ Coupé, de 585 cv/ 81,5 m·kgf. A maio potência foi conseguida por maio de maior pressão de turbocarregamento (não informada), maior vazão de ar a mapa de gerenciamento modificado.
Nas duas versões o câmbio é automático epicíclico de 9 marchas com embreagem multidisco em banho de óleo e as trocas de marchas manuais são feitas pela alavanca seletora ou pelas borboletas
As duas versões vêm de série com a tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição de torque entre os dois eixos totalmente variável segundo a demanda, que varia de 50:50 a somente traseira. O diferencial autobloqueante do eixo traseiro é controlado eletronicamente. A nova geração também vem de série com controle ativo de rodagem, que substitui a barra antirrolagem com amortecedores e sistemas hidráulicos interconectados que controlam a rolagem da carroceria.
Clique nas fotos para ampliá-las
O AMG GT Coupé tem 4.728 mm de comprimento, 1.984 mm de largura, 1.354 mm de altura e d entre-eixos de 2.700 mm. A versão AMG GT 55 acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, com velocidade máxima de 295 km/h. Já a versão AMG GT 63 acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, com velocidade máxima de 315 km/h.
Como as vendas estão previstas as para o começo do ano que vem, os preços ainda não foram divulgados.
RM