A Nissan apresentou a aguardada versão Z Nismo, da sua linha Nissan Z, do qual mostramos recentemente imagens avançadas divulgada pela marca no YouTube. Mas o esportivo, que só passará a ser comercializado a partir de outubro e ainda não tem preço definido, não apresenta nada de excepcional, conforme chegou a ser especulado nas redes sociais.
Com apenas 20 cv a mais do que o Nissan Z, e aprimoramentos pontuais no chassi, sistema de suspensão e freios, além de novas medidas na rodagem, o Z Nismo será oferecido somente com caixa de câmbio automática, enquanto o câmbio manual, disponível para a linha Nissan Z, nem será opcional, o que pode decepcionar autoentusiastas fãs do modelo.
A mudança que parece mais significativa é na nomenclatura, com o Z na frente de Nismo, como forma de procurar reforçar a icônica letra que define os esportivos especiais da marca. O motor V-6 de 3 litros, biturbo, padrão da linha Nissan Z, teve a potência aumentada para 425 cv, enquanto o torque é de 53,1 m·kgf, cerca de 10% a mais.
Com relação a oferta de somente câmbio automático de nove marchas, a Nissan informou que fez pesquisas com os proprietários e que estes desejavam tempos de mudanças mais curtos, para melhorar principalmente o desempenho dinâmico em pista e que isto só foi obtido com a caixa automática. O Z Nismo também tem diferencial de deslizamento limitado.
Com remapeamento do software de gerenciamento do motor, ajustado para o modo Track, as mudanças ficaram mais rápidas e o controle de largada mais eficiente, conforme destaca a Nissan. No modo de condução Sport+, o motorista nem precisa usar as borboletas, mas elas foram mantidas para aqueles que preferem ter o controle total do carro.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
A Nissan também reforçou a suspensão para ampliar a precisão e aderência nas curvas. Além disso, as rodas são mais leves, apesar meia polegadas mais largas (10 polegadas na dianteira e 10,5 na traseira), com aro de 19 polegadas e nas quais são montados pneus Dunlop SP Sport Maxx GT600 275/35R19 na frente 285/35R19atrás.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
O chassi teve a rigidez torcional aumentada em 2,5%. Buchas e pontos de montagem mais rígidos, bem como amortecedores maiores aumentam a agilidade do Z Nismo na pista, enquanto discos de freio maiores, de 381 mm na dianteira e 350 mm na traseira, com pinças também maiores de 4 pistões montadas com pastilhas especiais para desempenho em pista.
Esteticamente a principal modificação é na saia dianteira, que a marca denominou “Grand Nose”, com detalhes como a grade reestilizada, defletor redesenhado e sobre o qual, nas extremidades, estão montados defletores denominados “canards”. Na traseira o defletor ficou mais alto e mais largo, o que deve melhorar o desempenho aerodinâmico na pista.
Internamente o tema em vermelho, destacado nos detalhes externos, é mantido nos novos gráficos do painel digital e nos botões de Stop/Start, anodizado, e no do seletor de modo de direção, ambos no console. Bancos Recaro de couro e camurça sintética, com ajuste apenas manual, tem o centro do encosto em vermelho com logotipo Nismo aplicado.
RM