O site da revista alemã Auto Motor und Sport divulgou recentemente alguns projetos de inovação da Porsche e da Volkswagen dos quais foram feitos requerimentos de proteção industrial ao Escritório de Patentes da Alemanha e que são propostas que podem estar brevemente nos modelos das duas marcas.
No caso da Porsche um dos destaques é um silenciador que também tem a função de atuar como difusor traseiro aerodinamicamente eficaz (foto de abertura). O escapamento tem desenho específico com adendos que atuam como guias para o ar que passa sob o carro e que em conjunto com os gases de escapamento aceleram o fluxo do ar na seção inferior da carroceria de maneira eficiente.
O outro pedido de registro da marca de Stuttgart se refere a um sistema que pode alterar manualmente o câmber das rodas dianteiras por comando do motorista, ou mesmo automaticamente. A tecnologia consiste em um braço atuador na seção superior da manga de eixo, que acionado eletricamente altera seu comprimento em frações de segundo.
Com isso ele pode variar o câmber da roda de acordo com a necessidade, algo semelhante às barras antirrolagem ativas, que permitem manter o veículo nivelado ao compensar totalmente as forças que geram rolagem em curvas.
No sistema da Porsche descrito na petição ao Escritório de Patentes Alemão, o sistema pode ajustar o câmber de uma roda durante a condução. Isso tornaria tecnicamente possível ajustar completamente a geometria de controle da roda entre uma curva e outra para obter mais aderência e melhor desempenho. E a tecnologia parece bastante simples.
O problema é que, assim como acontece com as barras antirrolagem ativas, os braços atuadores do sistema Porsche também requerem muita energia. Por isso, só seria viável em um modelo com tecnologia híbrida utilizando um potente sistema de 48 volts, o que não é possível no sistema básico de 12 volts da linha 911 atual.
Na reportagem, a publicação alemã especula que os dois sistemas podem equipar a futura geração do 911 GT2 RS, que deverá ser equipado com a tecnologia híbrida baseada no protótipo 919 Hybrid três vezes vencedor em Le Mans (2015, 2016, 2017). Ainda, segundo a Auto Motor und Sport, as patentes correspondentes estão pendentes.
A Volkswagen, por sua vez, entrou com pedido de registro no Escritório Alemão de Patentes, publicado em julho, de volante multifuncional que incorpora todas as funções de comandos utilizadas atualmente. Estas funções como interruptores de luz, indicadores ou alavancas do limpador, e outros controles devem ser integrados diretamente no aro do volante.
Na descrição do documento de pedido de patente, os técnicos da VW descrevem dois níveis operacionais que dependem um do outro. Na metade esquerda do aro do volante, por exemplo, o item de menu Luz é selecionado, à direita você pode escolher entre luzes de presença, farol baixo ou farol alto.
No projeto, especula-se que a Volkswagen pretende prescindir de alavancas, interruptores e outros botões adicionais no futuro para substituí-los por superfícies de toque, o que é mais barato na produção porque menos material é usado, além disso: um volante multifuncional universal pode ser usado em todas as linhas de modelos da marca.
Uma curiosidade: a parte inferior do aro tem um quê em comum com o volante especial (seta amarela) pedido pelo imperador da Etiópia, Hailé Selassié, mostrado nessa foto que está na matéria de Alexander Gromow da segunda-feira da semana passada.
Vale destacar que um pedido de patente não garante que o sistema pode ser adotado. Com esse registro, a VW está apenas garantindo uma opção para futuros desenvolvimentos de veículos. No entanto, esta patente deixa claro, sem dúvida, o foco na renúncia e economia. Recentemente, no entanto, a Volkswagen admitiu que eliminar botões muito rapidamente foi um erro.
RM