Ruf, tradicional fabricante alemão de carros esporte especializado em aumentar potência e modificar modelos Porsche, fundado por Alois Ruf em 1939 em Pflaffenhausen, na Bavária, já há algum tempo vem procurando caminhos alternativos desenvolvendo modelos com assinatura própria, mas sempre com mecânica da marca de Stuttgart. Nesta quarta-feira a marca apresentou, na abertura do evento de clássicos em Monterey, Califórnia, EUA seu novo modelo: o CTR3 EVO, com design que procura se diferenciar do CTR 3 Clubsport, baseado no Porsche Cayman.
Lançado em 2007, o CTR3 foi o primeiro modelo no qual a Ruf procurou uma diferenciação com relação à linha Porsche. Para isso, a empresa desenvolveu um chassi próprio tubular de aço, fornecido pela canadense Multimatic, e a carroceria em compósito de Kevlar, fibra sintética que é reconhecida por suas propriedades de leveza, dureza e resistência ao calor, tecnologia de construção utilizada também no Koenigsegg Agera RS.
Apesar da dianteira, até à primeira coluna, ser bastante semelhante ao do 997 GT3 RS e a cabine ser uma adaptação do Cayman da série 987, o Ruf CTR 3 EVO, não deixa de ter visual característico, em especial a traseira na qual se destacam as lanternas de sinalização circulares duplas, em um típico estilo Ferrari, além do elaborado difusor e o bem-dimensionado aerofólio. Outro detalhe característico é a tomada de ar sobre a cabine.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
O motor boxer de seis cilindros, 3,8 litros, com turbocarregador, tem potência de 800 cv a 7.100 rpm e torque de 110,9 m·kgf a 4.000 rpm. O câmbio pode ser robotizado de dupla embreagem e sete marchas recalibrado pela Ruf, mas também há opção de caixa manual de seis marchas. A tração é somente traseira.
As atualizações vão além do aumento de potência do motor e que inclui modificação na suspensão dianteira McPherson e uma nova suspensão traseira multibraço. Os discos de freio são carboerâmicose oe sistema de lubrificação por cárter seco especial para pista é semelhante ao usado no Ferrari 488 GTB e Chevrolet Corvette Z06.
A Ruf não divulgou dados de desempenho, mas como o EVO entrega 33 cv a mais de potência e 1,1 m·kgf. a mais de torque do que o CTR3 Clubsport, os números deverão ser bem mais desafiadores que os desta versão atual, que acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e alcança velocidade máxima de 378 km/h.
Com interior minimalista, os bancos-concha são feitos em compósito de fibra de carbono e revestidos em camurça azul, com costura amarela contrastando. Apesar deste aparente despojamento, o preço do novo modelo Ruf deverá assustar e, com certeza, superar os atuais 725 mil dólares (pouco mais de 3,6 milhões de reais) do CTR3 Clubsport.
RM