A Toyota apresentou na semana passada o novo Land Cruiser Série 250. Com lançamento comercial previsto somente para o primeiro semestre de 2024, esta nova versão, conforme destaca a marca, é uma espécie de retorno às origens e a essência deste utilitário, já há 72 anos no mercado, tendo sido lançado originalmente como Toyota BJ em 1º de agosto de 1951.
Este retorno é destacado no desenho, que procurou fazer uma releitura na trajetória do modelo com influência de diversas gerações fabricadas e com o foco na confiabilidade, durabilidade e desempenho em qualquer tipo de terreno, como a Toyota define o DNA do Land Cruiser: um veículo que permite ir a todo lugar e voltar com toda segurança.
Ainda, segundo o fabricante, esta nova versão amplia a gama de oferta da linha Land Cruiser, que também tem o suve topo de linha Série 300, as versões picape com ou sem caçamba para trabalho pesado da Série 70 e o Prado definido pela Toyota como on-off “Serviços Leve”. Já a nova série, como destaca a marca, é um todo-terreno na mais pura essência.
Além das linhas retas que fazem lembrar influências de versões anteriores, como a série J40, da década de 1960 e que gerou o Toyota Bandeirante fabricado no Brasil de 1958 até 2001, inicialmente com motor diesel Mercedes-Benz, mas há também detalhes estilizados das séries J50, da década de 1970, e J60, da década de 1980.
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Com leitura retrô no desenho, a nova versão do Land Cruiser destaca a silhueta retangular e volumosa combinado com a dianteira e a traseira com visual angular. Outro detalhe são os balanços curtos e o entre-eixos longo. Como curiosidade, os faróis podem ser finos e retangulares ou, de acordo com a versão de acabamento, circulares.
Outro detalhe que destaca uma volta ao passado foi a preocupação de criar um veículo com acabamento simples e robusto, uma fusão de estilo tradicional e moderno em um pacote funcional. Assim, os bancos são revestido de tecido com ajustes manuais. O sistema de áudio é básico com seis alto-falantes, apesar de revestimento de couro e um sistema JBL serem opcionais.
Aproveitando o charme retrô de seus antecessores, a nova Série 250 tem a mesma e moderna estrutura em escada TNGA-F da Série 300 e que, segundo o fabricante, proporciona aumento de 50% na rigidez do chassi e de 30% na rigidez geral, o que contribui para melhorar o desempenho básico tanto na estrada como principalmente em terrenos acidentados.
A suspensão dianteira é independente por triângulos superpostos e a traseira é por eixo rígido com barra Panhard, e tiveram aumentada a articulação das rodas, o que melhora o desempenho off-road pela capacidade de um pneu permanecer em contato com o solo, característica que também melhora a dirigibilidade e estabilidade, segundo a Toyota.
O novo Land Cruiser tem direção eletroassistida, freio a disco nas quatro rodas com discos de 432 mm de diâmetro e barra antirrolagem dianteira com desconexão eletrônica para melhorar a articulação no fora de estrada.
O novo Land Cruiser tem tração nas quatro rodas permanente com caixa de transferência com reduzida) e diferencial central Torsen, que pode ser bloqueado. O sistema de controle de tração atua tanto na marcha normal quanto na reduzida e há controle de estabilidade e tração. O diferencial traseiro conta com bloqueio mecânico ativável por botão e há controle de descida.
Rodas são de 18 polegadas, mas as medidas dos pneus variam conforme o nível de acabamento, que pode ser 245/70R18 ou 265/70R18, ambas de 838 mm de diâmetro. Rodas de 20 polegadas com pneus 265/60R20 são opcionais.
Com 4.920 mm de comprimento, 1.981 mm de largura e 1.870 mm de altura, com entre-eixos de 2.825 mm, a distância máxima do solo é de 221 mm. O veículo tem especificações básicas para off-road, como o ângulo de entrada de 30 graus, ângulo de saída de 22 graus e ângulo de transposição rampa de 25 graus.
O novo Land Cruiser terá oferta de quatro opções de trem de força, conforme o mercado onde será comercializado. Para Europa e Japão o motor é a gasolina, quatro cilindros, 2.7-litros de aspiração atmosférica entrega 163 cv e t25,1 m·kgf, acoplado a câmbio automático epicíclico de seis marchas.
Para Europa, Japão e Oriente Médio é disponível o motor turbodiesel de 2,8 litros de 204 cv e 51 m·kgf com câmbio automático epicíclico de oito marchas. Esse mesmo conjunto motriz é aplicado numa versão híbrida leve (MHEV) para Europa e Austrália.
Para os mercados da América do Norte e China o conjunto motriz híbrido consiste de motor turbo 4-cilindros de 2,4 litros, 281 cv e 43,8 m·kgf combinado com motor elétrico de 48,6 cv alimentado por bateria de níquel- hidreto metálico de 1,87 kW·h, A potência total é de 326 cv e torque de 64,3 m·kgf..
A Toyota não deu nenhuma informação com relação aos preços do novo Land Cruiser, mas especula-se que devem partir de 50.000 dólares no mercado dos Estados Unidos.
RM