A Manhart Performance, após o “restomod” (restauração com modernização) no BMW E30 M3 da década de 1980, que abordamos recentemente aqui no “Fique Ligado”, apresenta agora um projeto semelhante, mas em modelo mais antigo da marca bávara tendo como base o Alpina 2002 tii desenvolvido, na época, sobre a versão original BMW 2002 tii, lançada em 1971. A informação é da própria Manhart no seu site.
O trabalho realizado pela empresa especializada de Wuppertal utilizou um modelo original da preparadora Alpina, conforme destaca a Manhart foi “restaurado e refinado” ainda mais. O motor M10 de quatro cilindros, 2-litros, variante Alpina A4, tem o sistema único de aceleração e injeção de combustível desenvolvido pela própria Alpina na década de 1970.
O Alpina Airbox foi mantido, mas com a instalação suplementar da caixa de ar K&N, o motor ficou significativamente mais potente do que no BMW 2002 original, que saia de fábrica com potência de 132 cv e torque de 18,1 m·kgf. Já o motor do Alpina A4 tinha potência máxima de 165 cv. No “restomod” da Manhart a potência é de 200 cv e o torque, 21,9 m·kgf.
O ronco do motor também foi ampliado com o sistema de escapamento Manhart. O sistema de freio também é mais moderno, de 323i, série sucessora do E21. A dinâmica de condução também foi aprimorada com a instalação da suspensão Raab da KW, de molas e amortecedores concêntricos, que proporciona ao clássico 2002 um comportamento em curvas muito mais atual e esportivo. Isso também é proporcionado pela barra de amarração das torres de suspensão Wiechers.
As rodas multirraios, originais Alpina 8J×16 são montadas com pneus 215/40R16 na dianteira, e 225/40R16, na traseira. Alargadores de 25 mm, tanto na dianteira quanto na traseira, deixam o conjunto de rodas e pneus perfeitamente alinhados como os para-lamas alargados e apelidados, na época, de “bochechas de porco” e que dão ao modelo clássico não só uma aparência mais robusta, como fazem parte das suas qualidades dinâmicas.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
Outro destaque no visual original são as faixas decorativas e as letras do característico conjunto de adesivos Alpina em verde claro e prata sobre a carroceria, que é pintada na cor BMW verde Agave. O verde brilhante das linhas de destaque da carroceria também é encontrado no interior: os bancos esportivos Scheel, restaurados, têm listras nesta cor e também em azul. Na traseira é aplicada barra refletiva Clubsport.
RM