A Bugatti informou que o Bolide será o último modelo da marca francesa pertencente ao Grupo Volkswagen há 25 anos com o icônico motor W-16 quadriturbo de 8 litros. Apresentado como conceito, em 2020, o Bolide inicialmente não estava planejado para entrar em produção, mas a direção da Bugatti decidiu produzir uma série especial de apenas 40 exemplares para rodar exclusivamente em pista.
Por isso, a engenharia da empresa desenvolveu nova estrutura monobloco, também em compósito de fibra de carbono, para atender as especificações da Federação Internacional do Automóvel (FIA) seguindo as normas dos chassis de protótipos de competição das categorias Le Mans Hypercars (LMH) e Le Mans Daytona Hypercars (LLMDh) para competições como a 24 Horas de Le Mans.
A decisão de criar um monobloco exclusivo para o Bolide procurou alcançar os elevados requisitos de segurança exigidos em colisões para carros de corrida, que são bem diferentes dos modelos convencionais. Mas também procurou ampliar o nível de desempenho em pista que a Bugatti projetou para este modelo especial.
O monobloco específico do Bolide tem desenho que faz lembrar o casco de um catamarã, com o motorista e o passageiro encaixados perfeitamente na estrutura. O projeto também moveu o motor W-16, que agora fica 60 mm mais à frente do que no Chiron2, para melhor equilíbrio para rodar em pista.
Para garantir níveis de segurança ainda mais elevados, o Bolide está equipado com sistema automático de extintores de incêndio de nível militar, o que representa uma grande atualização de segurança em todos os aspectos, em comparação com unidades de extintores amplamente utilizadas normalmente em carros de corrida.
Outros recursos de segurança são cintos de segurança de seis pontos, suportes de cabeça e pescoço (HANS, head and neck support), como os utilizados peloss pilotos de F-1, além de protetores de cabeça montados nas molduras das portas como componente estrutural. Estes suportes de cabeça, feitos de alumínio impresso em 3D pesam apenas 300 gramas, mas podem suportar carga de mais de 700 kg.
O motor W-16 tem potência de 1.578 cv utilizando gasolina comercial de 98 octanas RON, mas se abastecido com combustível especial de competição, de 110 octanas, a potência pode chegar a 1.824 cv. O motor também foi calibrado para girar em rotações mais elevadas do que os outros modelos Bugatti e, como o foi projetado para uso em pista, todos os quatro turbocarregadores estão sempre acionados para mediata resposta ao acelerador. .
A câmbio automático de dupla embreagem e 7 marchas foi atualizado, assim como o sistema de tração integral com diferenciais controlados eletronicamente. O Bolide também vem com outros recursos como controle eletrônico de estabilidade freios antibloqueio, além de pneus slick Michelin Pilot Sport.
Com peso seco de apenas 1.450 kg e uma força descendente de quase 300 kg na velocidade máxima, que pode alcançar 500 km/h, o Bolide deve bater o recorde da versão especial do Chiron, o primeiro carro de produção a superar 480 km/h, com a marca de 482,8 km/h.
A Bugatti informou que as entregas começarão em meados de 2024 e que todos os 40 exemplares já foram vendidos ao preço de 4 milhões de euros (21,2 milhões de reais na conversão direta).
RM