Porsche 911 Carrera RSR R Martini Racing em leilão
Este raro Porsche 911 Carrera RSR R7 (foto), da equipe oficial de fábrica Martini Racing, vai ser leiloado neste fim de semana pela casa de leilões inglesa Bonhams no Goodwood Revival Collectors’ Motor Cars and Automobilia, um dos três tradicionais eventos automobilísticos realizados anualmente no Castelo de Goodwood, Inglaterra.
O carro tem uma trajetória curiosa e chegou a ser alvo de uma ação judicial que contestava sua originalidade, mas que foi confirmada por Norbert Singer, engenheiro da Porsche que comandou a equipe que desenvolveu esta versão no início da década de 1970, para o novo regulamento do Campeonato Europeu de GTs.
Assim, no outono de 1972 a Porsche lançou o 911 Carrera com cilindrada elevada de 2,4 para 2,7 litros e fabricou um lote de 500 unidades com carroceria leve para obter a homologação da FIA. Três versões foram oferecidas: RS (RennSport), RST (RennSportTouring) e RSR (RennSportRacing) do qual o R7 teve oito unidades fabricadas, sendo quatro para o Martini Racing.
Com o motor boxer de seis cilindros, 2,8 litros e potência de 304 cv para peso de apenas 900 kg, o R7 era altamente competitivo e o modelo que vai ser leiloado conquistou o quarto lugar na classificação geral na 24 Horas de Le Mans de 1973, atrás apenas dos protótipos especiais Matra-Simca MS670B e Ferrari 312PB, bem mais potentes.
Com o diferenciado defletor traseiro apelidado de “Mary Stuart”, em referência à Rainha da Escócia do passado que costumava só usar trajes com golas que encobriam o pescoço, o Porsche R7 devidamente restaurado com as cores originais do Martini Racing tem estimativa de preço no leilão em torno do equivalente a 30 milhões de reais.
Denza, nova marca chinesa na Europa
No estande da BYD no Salão de Munique, um dos destaques é o minivan Denza D9. Denza é uma submarca do fabricante chinês criada em 2010 por meio de joint venture com o Grupo Daimler, mas que até agora atuou timidamente somente no mercado da China. Com o D9, a marca pretende conquistar espaço no mercado europeu.
Para isto, além de modelo totalmente elétrico, a Denza também tem versão híbrida plug-in com motor de 1,5 litro turbo a gasolina de 140 cv, acoplado a motor elétrico com três opções de potência e que permite alcance de 945 a 1.040 quilômetros, conforme a configuração, além de até 190 km de alcance somente no modo elétrico, de acordo com o fabricante.
Com sistema de carregamento rápido DC de até 80 kW, a marca destaca um consumo de combustível superior a 16 km/l. Esta versão híbrida tem câmbio E-CVT e preço que vai de 49 mil a 65,6 mil dólares (244 mil a 326 mil reais). A Denza D9 será distribuída na Europa somente pela BYD já que, atualmente, o hoje Grupo Mercedes-Benz detém apenas 10% na sociedade.
Stellantis certifica eFuels para seus atuais motores
O Grupo Stellantis, em parceria com a petroleira saudita Aramco, concluiu uma série de testes com combustível sintético em 24 famílias de motores fabricados por suas 14 marcas, de 2014 para cá, e certificou que todos eles podem utilizar os denominados eFuels sem a necessidade de qualquer modificação específica.
Ainda, segundo a Stellantis, se a atual frota de 28 milhões de veículos fabricados pelas marcas do Grupo de 2014 em diante, passassem a ser abastecidos somente com o combustível sintético, isso poderia reduzir potencialmente em 400 milhões de toneladas na emissão de CO2 no período de 2025 a 2050.
A empresa também informou que os testes verificaram emissões de escapamento, capacidade de partida, potência, durabilidade e confiabilidade do motor, diluição de óleo, tanque de combustível, linhas e filtros de combustível, bem como desempenho do combustível em temperaturas extremas”.
“Os eFuels podem ter um impacto enorme e imediato na redução das emissões de CO2 da frota de veículos existente, oferecendo aos nossos clientes uma opção fácil e economicamente eficiente. Esta é uma opção muito prática e simples, sem necessidade de modificações adicionais nos veículos já em circulação”, detalhou executivo-chefe de Tecnologia da Stellantis, Ned Curic.
RM