Stellantis pode estar reposicionando a marca Citroën
Conforme especulação no site da revista alemã Auto Motor und Sport, o Grupo Stellantis deve estar reposicionando a marca Citroën no mercado europeu. A suposição da publicação se baseia em uma grande redução nos preços de tabela de automóveis da marca francesa.
Em média, a gama de carros de passeio da marca teve redução nos preços em torno de 13% e alguns modelos estão sendo vendidos agora por até 6.000 euros a menos. As exceções são os dois utilitários Berlingo e Space Tourer.
Ainda, conforme a especulação, com preços significativamente reduzidos, a Citroën deve estar sendo reposicionada para concorrer diretamente contra a Dacia. A fabricante romena, de propriedade da Renault, está fazendo muito sucesso no segmento de modelos populares no mercado europeu.
Volvo vai encerrar produção de motores Diesel em 2024
A notícia não é nenhuma novidade e, inclusive, até que demorou. A Volvo Cars anunciou nesta terça-feira (19/9) que irá encerrar a produção de todos os modelos com motores diesel da sua linha no início do próximo ano. A marca sueca aproveitou a oportunidade para fazer o anúncio no evento Climate Week NYC, nos Estados Unidos.
Além de ser uma das marcas pioneiras na produção de automóveis com motor diesel, até 2019 este tipo de motorização representava mais de 50% da produção global da Volvo, como admitiu a empresa. A marca também não é o primeiro fabricante a abandonar os motores diesel, mas afirma que não está mais investindo no desenvolvimento de motores a combustão.
Estações de hidrogênio na Dinamarca fecham as portas
Reportagem da revista francesa L’Automobile aborda o encerramento das atividades da única empresa controladora de estações de abastecimento de hidrogênio na Dinamarca. Segundo a publicação, os produtores e também os distribuidores que procuram investir em novas fontes de energia se encontram em uma encruzilhada tentando prever se o investimento valerá a pena e, principalmente, se haverá veículos suficientes para abastecer.
A reportagem destaca comunicado da empresa Everfuel explicando sua decisão: “A produção de hidrogênio verde na Dinamarca ainda não está madura. Nem a eletrólise, nem os caminhões-cisterna, nem as estações atingiram o patamar mínimo que prevíamos para o modelo de negócio ao planejarmos a operação de estações de hidrogênio. A falta de volume de produção por parte dos fabricantes de automóveis também influenciou.”
Ainda, segundo a publicação, pouco mais de 130 veículos a hidrogênio circulam na Dinamarca, a maioria táxis. Além da produção de hidrogênio demandar a utilização intensiva de eletricidade, os elevados custos de produção das pilhas a combustível, que são feitas de placas de carbono com a adição de platina, também estão refletindo na falta de interesse em investimentos no hidrogênio como combustível para veículos.
RM