A Porsche desenvolveu mais uma versão especial do seu icônico modelo. O 911 GT3 R Rennsport (esporte de competição), que está sendo apresentado neste fim de semana no Porsche Rennsport Reunion 7, na pista de Laguna Seca, Califórnia, é uma leitura radical da versão homologada pela marca para disputar a classe FIA ??GT3. O Rennsport terá apenas 77 exemplares fabricados reservados para colecionadores ao preço de € 951.000.
Porsche 911 GT3 R Rennsport é baseado no atual modelo homologado na classe GT3. Entretanto, a edição limitada vai além dos rígidos requisitos de homologação do automobilismo ou das restrições impostas pelo “Balance of Performance” (BoP). A equipe de desenvolvimento, aproveitando a liberdade, converteu em um carro de circuito ainda mais emocional, com refinamentos técnicos, além de motor mais potente e redução no peso.
A versão desenvolvida pela divisão Porsche Exclusive Manufaktur, que é responsável pelos modelos especiais da marca de Zuffenhausen, tem a carroceria de compósito de fibra de carbono, que teve aumentado visualmente o comprimento, além de ser ligeiramente mais larga do que o GT3 original, mas mantém as características aerodinâmicas do modelo oficial de competição praticamente inalteradas.
Mesmo assim, apenas o capô e o teto são originais do GT3 R normal. Todos os outros elementos da carroceria foram redesenhados pela equipe da divisão especial, a começar pelo painel inferior dianteiro com novas entradas e dutos de ar para arrefecimento, enquanto o defletor incorpora nas extremidades outros defletores que direcionam o ar sobre as molduras das rodas dianteiras com desenho radical.
Na traseira, a enorme asa é o componente dominante. Seu design lembra a do lendário Brumos Porsche 935/77, com o qual o americano Peter Gregg com o holandês Toine Hezemans e o alemão Rolf Stommelen venceram a dura prova 24 Horas de Daytona de 1978. Uma barra de luz composta por finas faixas de LED, incorporam letras iluminadas do letreiro Porsche caracterizam a seção traseira mais larga.
Na lateral se destaca o desenho radical das molduras das rodas BBS, estas com o design exclusivo “racing” e aros de 18 polegadas, que têm fixação central e são pintadas em prata escuro metálico. Já os espelhos externos convencionais foram substituídos por sistema digital composto por três câmeras afixadas na seção externa da carroceria, sendo as imagens captadas integradas a monitores na cabine. Internamente, a gaiola de proteção permite a instalação apenas do banco do piloto, como no 911 GT3 R.
O motor boxer de seis cilindros de 4,2 litros do 911 GT3 R, de 565 cv a 9.000 rpm com corte a 9.400 rpm, na versão especial, devido a eliminação das restrições impostas pela homologação da FIA, atinge pico de potência de 620 cv, uma densidade de potência de 148 cv/l. Conforme destaca a Porsche este é muito provavelmente um recorde para motor de aspiração atmosférica em grã-turismo de competição.
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Este motor com injeção direta foi projetado para funcionar também com gasolina com 25% de álcool (E25) e os chamados eFuels, os combustíveis sintéticos. Os pistões e árvores de comando de válvulas desenvolvidos especificamente para o motor GT3 R Rennsport proporcionam maior desempenho, especialmente quando funciona com E25. No entanto, o motor também pode funcionar com gasolina comercial E0 ou E10.
Na versão de competição sem silenciador, o sistema de escapamento com ponteiras duplas posicionadas no centro oferece som autêntico de carro de corrida. Mas duas versões mais silenciosas com silenciadores e catalisadores estão disponíveis para circuitos com restrições de ruído.
A tração é apenas traseira com câmbio robotizado de seis marchas sequencial, o mesmo do 911 GT3 R, com pequenas modificações. As trocas de marchas sequenciais são feitas por borboletas atrás do volante e controlam um atuador eletrônico de câmbio. Em sexta marcha, a 9.000 rpm, sua velocidade máxima é cerca de 20 km/h superior à do câmbio de diferencial mais curto do que o homologado pela FIA para o GT3 R.
O chassi também é basicamente idêntico ao do GT3. Amortecedores são KW de competição ajustáveis em cinco cargas. A Porsche Motorsport vai fornecer o 911 GT3 R Rennsport com uma configuração básica específica. Outros ajustes na suspensão podem ser feitos por meio de calços que permitem fazer ajustes finos sem a necessidade de medições demoradas da suspensão.
Outra exclusividade são os pneus especiais desenvolvidos pela Michelin exclusivamente para clientes do GT3 R Rennsport. Estes pneus têm nova construção, com um novo tipo de composto que resulta em aquecimento mais rápido e melhor dirigibilidade comparado com o Michelin Pilot Sport M S9M do GT3. Além disso, o desenho especialmente desenvolvido os flancos do pneu combina perfeitamente com a aparência do veículo.
O freio de competição, com pedaleira monobloco de alumínio da AP, tem pastilhas de freio com plaquetas de titânio, que reduzem as massas não suspensas totais em aproximadamente 1 kg. O novo tanque de segurança FIA FT3.5, de 117 litros, também é um recurso de redução de peso, sendo 1 kg mais leve e futuramente deverá ser utilizado também no 911 GT3 R em corridas.
Outra característica de redução de peso é a eliminação do ar-condicionado. A ventilação é fornecida pelo conceito de refrigeração dos bancos do 911 GT3 R. No geral, os desenvolvedores pretendem atingir um peso total de 1.240 kg para o 911 GT3 R Rennsport, o que resulta na relação peso-potência de 2 kg por cv.
A Porsche Motorsport está vendendo esta edição limitada direto da fábrica por 951.000 euros
, o equivalente a R$ 5,225 milhões, sem contar impostos e possíveis opcionais.
RM