Aston Martin confirma produção do Valhalla em 2024
A Aston Martin finalmente confirmou para o verão europeu de 2024 a entrega das primeiras unidades de seu novo esportivo, o Valhalla (leia-se Val-Halla), o primeiro modelo da marca com motor central traseiro e trem de força híbrido plug-in, com potência total de 1.012 cv.
Apresentado como conceito em 2019, o Valhalla deveria ser o carro do agente 007 no filme “Sem Tempo Para Morrer”, filmado em 2020 e que entrou em cartaz globalmente no fim de 2021. Mas a Aston Martin não conseguiu finalizar o protótipo a tempo para as filmagens.
Com isso, o agente secreto teve que apelar para o velho, mas sempre valente, confiável e charmoso DB5. Enquanto isso a Aston Martin alterava a proposta de trem de força híbrido, com motor V-6 de 3 litros, para o V-8 de 4 litros, biturbo, fornecido pela Mercedes-AMG, com potência de 823 cv.
O pacote na configuração PHEV incorpora três motores elétricos: um em cada roda dianteira e outro acoplado ao conjunto de motor a combustão e caixa de câmbio. A Aston Martin também decidiu ampliar a produção que inicialmente seria de 499 unidades, para 999.
Toyota Tundra tem Edição Limitada e curiosa homenagem
A picape Toyota Tundra desenvolvida e fabricada nos Estados Unidos vai ganhar uma edição especial na linha ano-modelo 2024. A nova versão, denominada 1794, leva o nome do rancho onde foi construída a fábrica da Toyota de San Antonio, Texas, onde a Tundra é fabricada.
Esta edição com produção limitada a apenas 1.500 unidades se caracteriza por detalhes de exclusividade, com destaque para o revestimento da cabine em couro premium exclusivo, que procura atender a rigorosos padrões de qualidade, durabilidade e estilo para clientes mais exigentes.
Também há mudanças no design externo como a grade cromada escura e molduras laterais da carroceria, também com detalhes escurecidos, tampa traseira estampada exclusiva e, no interior, uma etiqueta em relevo destaca cada exemplar como uma das 1.500 unidades produzidas.
A Tundra 1794 Limited Edition tem cabine estendida com caçamba de 1.677 milímetros, tração nas quatro rodas e trem de força I-Force Max. A suspensão atualizada com rodas e pneus off-road elevam a altura do solo em 28 milímetros.
Hot Wheels Legends Tour com dois modelos extremos
O Hot Wheels Legends Tour, evento global que a Mattel, fabricante das miniaturas Hot Wheels, realiza todos os anos e como prêmio transforma o modelo vencedor em escala normal em um diecast da linha Hot Wheels poderá ter uma disputa na etapa final, programada para Los Angeles em novembro, dois modelos extremos. Um criado nos Estados Unidos e outro aqui no Brasil.
Um deles teve como inspiração o minicarro italiano Isetta, que também foi fabricado na década de 1950 pela BMW na Alemanha, e pelas Indústrias Romi aqui no Brasil. O criador foi Mikey Brown, um especialista em customização de automóveis e que adaptou motor Harley-Davidson de 1.200 cm³ em dois modelos, com destaque para a versão básica original no qual o V-2 Harley-Davidson vai montado entre eixos na lateral, além do rodado duplo na traseira com conjunto de rodas e pneus bem maiores.
Mais impressionante é o modelo desenvolvido pelo paranaense Elvis Zeni, que pegou um motor diesel MWM V-12, de 21,6
litros e que com quatro turbos desenvolve potência de 1.000 cv e desenvolveu o chassi tendo como base um caminhão Chevrolet C-68, da década de 1960, que estava abandonado na propriedade de sua família, em Cafelândia, oeste do Paraná. Ele transformou o pacato Chevy Truck num monstro que nada fica a dever aos modelos especiais criados para os filmes da franquia Mad Max.
Segundo a Mattel, mais de 10.000 projetos de todo mundo foram inscritos no Hot Wheels Legends Tour do ano passado, e este número deve ser superado no concurso deste ano. A Hot Wheels afirma que os jurados “avaliam todos os veículos participantes e finalistas com base nos critérios de criatividade, autenticidade e espírito de garagem”.
RM