Volkswagen confirma que vai encerrar a produção do up!
O site da revista inglesa Autocar confirma o fim da produção do VW up! (foto). Em comunicado oficial enviado à publicação, a marca informou que: “A produção do up! e do e-up! na fábrica da Volkswagen em Bratislava, na Eslováquia, será encerrada durante o quarto trimestre”, desmentindo uma especulação que correu na semana passada de que o último exemplar do modelo já havia saído da linha de montagem.
Com isso, o sistema de configuração individual do veículo (nos sites da VW na Europa) não é mais possível. Lançado no mercado europeu em 2011, como sucessor do VW Fox que era fabricado no Brasil e exportado para a Europa, o up! fazia parte da New Small Family (NSF) do Grupo Volkswagen, juntamente com o Seat Mii, que foi comercializado até 2020, e o Škoda Citigo, que saiu de linha em 2021. O up! também foi fabricado no Brasil, de 2014 a 2021.
Na Europa também foi comercializado o e-up!, versão elétrica lançada em 2014, com motor de 83 cv alimentado por bateria de 18,7 kW·h, que tinha alcance declarado pelo fabricante de 160 quilômetros. Uma bateria maior de 32,2 kW·h passou a ser oferecida a partir de 2019 e que, em combinação com o consumo de energia de apenas 5,8 km/kW·h, proporcionava alcance de até 258 quilômetros (WLTP).
Mazda atualiza o MX-5/Miata para 2024
A Mazda acaba de lançar no mercado japonês o modelo atualizado do MX-5/Miata ano-modelo 2024, que deverão prolongar a vida útil do Miata por mais alguns anos. O icônico roadster lançado em 1989 não teve muitas alterações no estilo, mas conforme informou o fabricante o comportamento dinâmico ficou ainda melhor.
A Mazda detalhou que atualizou o hardware para tornar o MX-5 ainda mais envolvente. O esportivo está agora equipado com um novo diferencial de deslizamento limitado, assimétrico que a Mazda diz tornar a dirigibilidade mais estável, reduzindo o sobre-esterço proporcionando comportamento dinâmico em curvas mais linear.
Este diferencial equipa apenas os Miatas com câmbio manual, que também ganharam uma nova configuração de pista, com controle de estabilidade menos intrusivo, que agora só intervém se o motorista não conseguir obter o controle quando o carro entrar em derrapagem. Além disso, toda a linha 2024 vem também com direção eletroassistida revisada para minimizar o atrito e propiciar uma sensação de contato com o piso mais natural ao motorista.
O estilo permaneceu praticamente inalterado, mas todo conjunto de iluminação é agora com lâmpadas de LED e as luzes de rodagem diurna migraram da saia dianteira para o conjunto de faróis. Os gráficos das lanternas traseiras também foram aprimorados e são disponíveis como opção rodas de novo desenho com aro de 16 ou 17 polegadas.
A Mazda também adicionou algumas funcionalidades de assistência ao condutor concebidas para tornar o Miata menos exigente no uso diário. O modelo ganhou um radar no lado esquerdo da grade para o controle de cruzeiro adaptativo, enquanto um recurso monitora os veículos durante a marcha à ré e aplica o freio para evitar colisões com tráfego transversal.
Organizador de Le Mans aposta em projeto de hidrogênio
O ACO – Automobile Club de l’Ouest – tradicional organizador da prova de resistência 24 Horas de Le Mans, divulgou uma atualização do seu projeto de competição “MissionH24”, que deve vigorar no regulamento da prova a partir de 2025, procurando incentivar a utilização de protótipos com motores movidos a hidrogênio para enfrentar o desafio no circuito de La Sarthe.
A proposta dos organizadores da prova centenária é difundir o uso do hidrogênio como o melhor caminho para o futuro do automobilismo esportivo. Com a terceira versão do projeto “MissionH24”, apresentado agora vai possibilitar aos carros movidos a hidrogênio competirem em pé de igualdade com os de motores a combustão e híbridos, com significativo equilíbrio em desempenho e peso.
Na mesma linha, a AVL Racetech que pertence ao grupo fabricante de autopeças austríaco AVL, informou que em testes de bancada o protótipo de seu inovador motor turbo compacto, de 4 cilindros e 2 litros, movido a somente a hidrogênio, com injeção inteligente de água, alcançou potência de 408 cv. Este é o primeiro motor de corrida que a AVL Racetech está desenvolvendo e construindo internamente.
Para alcançar a elevada densidade de potência de 204 cv/L, a AVL Racetech informou que transferiu o princípio da injeção de água para o motor a hidrogénio. Água é injetada no ar de admissão do motor, o que aumenta a compressão. Além disso, o líquido em evaporação tem um forte efeito de resfriamento da câmara de combustão. A empresa utilizou modelos de simulação comprovados em cálculos de fluxo 3D.
Para Paul Kapus, Gerente de Desenvolvimento de Motores de Ignição por Centelha e Carros-Conceito da AVL Racetech, “Alcançar valores de desempenho no nível do automobilismo de competição, com um motor de combustão interna a hidrogênio, é um desafio técnico incrivelmente complexo. Nosso protótipo prova que isso pode ser alcançado. A tecnologia básica de motor a gasolina e de motor de combustão a hidrogénio é muito semelhante — em contraste com a tecnologia de pilha a combustível.
RM