Mansory Defender Black Edition com motor V-8 de 650 cv
A Mansory, customizadora alemã que radicaliza nas suas propostas de exclusividade, apresentou seu mais recente projeto de releitura exclusiva de um modelo tendo como base o popular Land Rover Defender de nova geração. O Mansory Defender Black Edition (foto de abertura), além de um visual radical, também teve a potência do seu motor V-8 aumentada para 650 cv.
O sucessor do Defender original foi lançado 2020 e incorporou tecnologia atual, como o câmbio automático de 8 marchas, mas preservou as características típicas do off-road, como a tração integral. Com base nesta estrutura, os especialistas bávaros da Mansory se dedicaram não somente a criar um visual exclusivo, mas também aprimorar o desempenho do Defender.
Pintado exclusivamente em preto, diversos adendos da carroceria como a saia dianteira, os para-lamas alargados e o defletor no teto, são fabricados em compósito de fibra de carbono. Na dianteira foi mantido o design básico original, mas o capô ultraleve, a grade redesenhada, bem como a saia em carbono visível, garante a aparência diferenciada.
O modelo tem rodas “FD.15”, com aros 10J x 24, montadas com pneus 295/30R24 de alto desempenho. Esta configuração combina com o desempenho desta versão, cuja potência associa-se do torque de 88,8 m·kgf. O resultado é aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, que é limitada.
Internamente o revestimento em couro e detalhes em compósito de fibra de carbono aparente, mas a Mansory permite que o cliente escolha a cor do estofamento garantindo que cada Defender Black Edition combine com a individualidade do seu proprietário. No modelo das fotos, o interior em Alcantara cinza escuro tem apliques em laranja Mandarim.
O volante esportivo de carbono é revestido em couro, a pedaleira de alumínio foi desenvolvida pela própria Mansory, além de outros detalhes como o toque adicional na forma de centenas de LEDs aplicados no teto reproduzindo o céu e o logotipo Mansory, proporcionando ambiente único e diferenciado.
Com elevado desempenho, visual personalizado e luxuoso, a Mansory transformou o Defender básico em um modelo com elevado grau de exclusividade. Mas, para quem deseja um suve de luxo, esta nova criação da Mansory é uma exclusividade para poucos, já que somente 10 exemplares serão produzidos e o preço não foi divulgado.
Subaru BRZ tem versão especial exclusiva para a Itália
O importador italiano da Subaru fez encomenda de uma edição especial de do esportivo BRZ, que será comercializada somente naquele país. A versão também ganhou uma denominação exclusiva: BRZ Touge, termo que em japonês significa à arte de dirigir em trechos sinuosos nas montanhas, o que não falta nas rotas das estradas italianas.
Com pintura azul, o BRZ Touge Edition vem com defletor dianteiro, saias laterais e defletor na ada tampa do porta-malas. As rodas são O.Z. Ultraleggera na cor dourada utilizadas nos modelos superesportivos STI da marca japonesa. Os clientes também podem optar por um conjunto de rodas cinza escuro de 18 polegadas.
Estas vem montadas com pneus Yokohama BluEarth Winter, enquanto os Michelin Pilot Sport 4S fazem par com as O.Z. Na mecânica esta versão especial não se diferencia do BRZ original, com o mesmo motor boxer de quatro cilindros 2,4-litros de 231 cv e 25,1 m·kgf, além do câmbio manual de seis marchas e diferencial de deslizamento limitado.
A Touge não é a única edição especial recente do BRZ. Nos Estados Unidos a Subaru lançou o BRZ tS, que tem suspensão mais firme e freios Brembo, apesar de não ter visual tão exclusivo quanto o Touge Edition. Mas a Subaru também lançou o BRZ STI Sport, versão exclusiva para o mercado japonês e que também ganhou nova suspensão e freios.
O BRZ Touge Edition terá apenas 60 exemplares fabricados e cada um custará 49.500 euros (cerca de 262 mil reais), o que pode parecer um valor exorbitante mesmo para o mercado europeu, mas também é uma oportunidade de poder dirigir um dos carros com tração traseira mais divertidos do mercado atualmente.
Rolls-Royce faz versão especial em homenagem ao eclipse
A Rolls-Royce resolveu aproveitar o eclipse solar, ocorrido no último sábado (14/10) quando a lua bloqueou parcialmente o sol em grande parte do hemisfério norte, para apresentar a versão especial Ékleipsis, da limusine Ghost, criada especialmente em homenagem ao fenômeno.
Denominada Ékleipsis Private Collection é pintada na cor Lyrical copper, que realça a carroceria em ambientes escuros e brilha com iluminação mais forte. Um aplique em cor laranja brilhante denominada mandarim destaca a linha de cintura lateral e também é aplicada na dianteira e pinças de freio.
A cabine é decorada com uma arte no painel e um relógio enfeitado com joia, além do forro exclusivo no teto denominado Starlight, que imita a sequência de um eclipse. A “obra de arte” no painel tem 1.846 “estrelas” gravadas a laser. Esta tela demora 100 horas para ser criada por um técnico.
Ainda no painel o relógio exclusivo vem com um diamante de meio quilate integrado na moldura e que é inspirado no efeito de “anel de diamante” que faz com que um único ponto de luz se torne visível antes e depois da lua se mover na frente do sol.
Uma animação toca quando as portas fecham e o motor é ligado passando a exibir no teto o círculo de 940 “estrelas” representando a coroa de luz ao redor da lua durante o eclipse. Outros 192 LEDs atuam como as estrelas que se tornam visíveis durante o dia quando ocorre um eclipse total.
A animação demora sete minutos e 31 segundos, a duração máxima de um eclipse solar total, após o qual todas as estrelas em LED acendem. A Rolls-Royce detalhou que o desenvolvimento desta animação demorou cerca de um ano inteiro para ser realizado.
Com produção limitada a apenas 25 exemplares, todos já vendidos, conforme destaca a fabricante, eles ainda vão entrar em de produção. Embora o preço não tenha sido revelado, a versão deve ser um pouco mais cara que o preço do Ghost “normal: 335.000 euros (1,8 milhão de reais).
RM