Nissan Rogue 2024 com infotenimento do Google
O Nissan Rogue,(foto), o suve que é atualmente o modelo mais popular da marca japonesa, está recebendo uma atualização para o ano-modelo 2024, incluindo um novo visual dianteiro e traseiro. Mas a grande novidade destacada pelo fabricante é o acordo com para utilizar aplicativos do Google integrados ao sistema de infotenimento das versões de nível de acabamento mais elevado: SL e Platinum.
Com o Google integrado diretamente no veículo, todos esses recursos podem ser usados sem precisar parear ou conectar um smartphone. Os aplicativos permitirão uso integral das informações existentes na conta do Google, como endereços ou pontos de interesse salvos no site ou aplicativo móvel Google Maps quando conectado, que poderão ser facilmente selecionados na tela tátil do Rogue na navegação.
Os usuários também poderão conversar com o Assistente do Google para navegar até o destino, ligar ou enviar mensagens de texto facilmente para amigos ou ouvir música usando a tela HD em cores de 12,3 polegadas. O novo sistema de infotenimento integra aplicativos conhecidos do Google, incluindo o Google Maps e muito mais no Google Play diretamente no painel do carro.
O Rogue desempenha papel significativo nas vendas da Nissan, por isso não é surpresa que o compacto esteja recebendo outra atualização em curto espaço de tempo. A geração atual foi lançada como ano-modelo 2021 e recebeu novo motor na linha 2022, e agora no Rogue 2024 a dianteira e a traseira foram redesenhadas, com nova grade e novas lanternas, além de rodas com novo desenho de 18 polegadas ou 19 polegadas na Platinum.
Não há mudanças no trem motriz, que mantém o mesmo motor de três cilindros em linha de 1,5 litro, turbocarregado, de compressão variável, 204 cv e 31,1 m·kgf, com função desliga/liga motor nas paradas. Tração dianteira e o câmbio automático Xtronic CVT responsiva também são de série, enquanto a tração integral é opcional.
Porsche vai manter câmbio manual no 911 ‘enquanto for possível’
Em entrevista ao site The Drive, o executivo Frank Moser, recentemente promovido a vice-presidente da Porsche como responsável pelas linhas de modelo 911 e 718, afirmou que o câmbio manual está intrinsecamente ligada ao modelo icônico da marca: “Os clientes do 911 sempre desejam a opção da caixa de câmbio manual, para poder escolher. Por isso, continuaremos trabalhando no desenvolvimento e produção do câmbio manual enquanto for possível. Ela é absolutamente relevante para o 911, e por isso que temos no catálogo o 911 Carrera T e agora também o 911 S/T, com câmbio manual.”
Em contrapartida, Moser afirmou para aqueles que também acreditam que a marca deveria desenvolver câmbio manual na futura linha elétrica da marca, que os Porsches elétricos provavelmente não estarão disponíveis com caixa de câmbio manual, simulada ou não. Segundo Moser: “Na minha opinião é importante que os carros permaneçam ‘autênticos’ e, por isso, não sei se um câmbio manual teria alguma validade em trem de força puramente elétrico. Acho que possivelmente seria um tanto artificial).
Agora é oficial: Salão de Genebra está de volta
O Salão do Automóvel de Genebra, o maior da Europa, será realizado em 2024, informou o site da publicação britânica Auto Express. Após quatro anos de cancelamentos causados pela pandemia da Covid-19 e depois com incertezas sobre questões geopolíticas, a cidade de Genebra será novamente anfitriã do famoso salão e os organizadores do evento anunciaram que ele abrirá as portas em 26 de fevereiro e vai até 3 de março de 2024.
O salão será realizado no enorme centro de convenções Palexpo e com o patrocínio do departamento de turismo do Catar, mas terá um formato diferente em 2024 para ajudar a reduzir custos, tanto para os organizadores como para os expositores. Por isso, estandes básicos deverão ser entregues prontos para fabricantes e outros expositores ajudando a aumentar a confiança de que outro cancelamento não acontecerá.
O Salão, entretanto, manterá as habituais seções temáticas para dar ênfase a várias áreas da indústria automobilística, como o ‘Pavilhão da Inovação’ que é um ‘laboratório’ para fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia demonstrarem avanços mais recentes. Já o ‘Design District’ centra-se no artesanato do design automóvel, e a ‘Zero Emission Zone’ irá olhar para novas formas de energia limpa e transporte sustentável, enquanto a ‘Adrenaline Zone’ será reservada para veículos de elevado desempenho.
RM