Ferrari 296 Challenge 2024
A Ferrari apresentou esta semana a versão do modelo 296 destinado às competições do Ferrari Challenge )foto) para a temporada de 2024, nas séries monomarca disputadas na Europa e América do Norte. Conforme destaca a fábrica de Maranello, o novo Ferrari 296 Challenge incorpora a filosofia inovadora que sempre distinguiu a marca para realizar o desenvolvimento no carro de rua otimizando as especificações para uso em competição.
Derivado do 296 GTB, o 296 Challenge traz modificações substanciais na unidade de potência, aerodinâmica e desempenho dinâmico para garantir o máximo desempenho em pista. É o primeiro modelo neste torneio com motor V-6 a 120º de 2.992 cm³ biturbo, mas sem o sistema híbrido do modelo de série do qual deriva. Com 700 cv 75,5 m·kgf, ele estabeleceu novo recorde de densidade potência no segmento com 234 cv/l.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O pacote aerodinâmico do Ferrari 296 Challenge proporciona força vertical descendente sem precedentes no histórico da série monomarca, com mais de 870 kg a 250 km/h, com defletor traseiro em ângulo de incidência máximo. O modelo também estreia o ABS EVO Track, adaptação do sistema inovador introduzido pela primeira vez no 296 GTB, com os novos discos carbocerâmicos R Plus, o que aprimorou o desempenho e a consistência na frenagem.
Ford GT40 original à venda
Conforme informação no site da revista americana Road & Track, um Ford GT 40 original da série de pouco mais de 100 exemplares, que foram fabricados para atender as exigências de homologação da FIA — Federação Internacional do Automóvel — foi colocado à venda no site britânico PistonHeads.
Conforme detalha a publicação, o modelo original pertenceu a frota de imprensa da Ford no Reino Unido e foi exposto no Salão de Genebra em 1967 e 1969. Com o número de chassi P/1069 este foi um dos poucos Mk I GT40 na especificação road trim, ou seja: carro com acabamento padrão para rodar nas ruas e estradas.
O modelo foi fabricado por encomenda da Ford nos Estados Unidos e foi pintado originalmente em Azul prata (Silver Blue) opalescente, com motor V-8 de 289 polegadas cúbicas (4,7 litros) e rodas raiadas originais. Uma vez pronto, a Ford o emprestou à equipe de competição suíça Scuderia Filipinetti, que expos o carro no Salão de Genebra de 1967 e de 1969.
Em 1971, o carro foi vendido pela Ford e só reapareceu novamente quando foi revendido em 2007. Embora não haja muitas informações sobre o charmoso carro de corrida, certamente é um excelente investimento. Não há preço pedido na listagem no site da PistonHeads, mas qualquer interessado pode ter em mente que ele não vai custar menos do que oito dígitos.
Burkard Bovensiepen, fundador da Alpina, falece aos 87 anos
Burkard Bovensiepen, fundador da Alpina, faleceu no dia 12 de outubro último aos 87 anos. O lendário preparador de modelos BMW deixa um legado de sucesso tanto nas modificações, quanto nas pistas defendendo a marca bávara. Burkard começou sua trajetória modestamente criando um kit de carburador duplo para o sedã BMW 1500 e virou uma lenda.
Nascido em 1936 na cidade de Chemnitz, sua família logo mudou para a cidade bávara de Kaufbeuren, onde seu pai dirigiu a fábrica de máquinas de escrever com o nome Alpina, referência às montanhas próximas. O jovem Burkard, fascinado por carros, iniciou seu aprendizado como ferramenteiro, antes de se formar em engenharia mecânica e administração de empresas.
A história da Alpina Automobiles começa em 1963, quando o empresário desenvolveu novo sistema de admissão, com carburador duplo, para o sedã BMW 1500, antecessor do 2002. Bovensiepen deixou folhetos do sistema nos limpadores de para-brisa de todo BMW 1500 no estacionamento do Salão de Frankfurt daquele ano, o que gerou 100 pedidos.
Logo depois, a BMW descobriu o kit de Bovensiepen e testou, dando-lhe um selo de aprovação. Isto deu início a longo e produtivo relacionamento com a fabricante bávara, o que permitiu à Alpina crescer. Nos anos 1960 e 1970, a Alpina também foi uma vitoriosa equipe de corrida com BMW, conquistando campeonatos de carros de turismo em 1970, 1973 e 1977.
Em 2002, Burkard Bovensiepen entregou o comando da Alpina para seus filhos, Andreas e Florian (foto acima), e concentrou sua atenção na Alpina Wine, um dos maiores distribuidores de vinhos finos na Alemanha. A família vendeu a empresa para a BMW em 2022 e os novos modelos da Alpina passarão a ser construídos nas linhas de produção da BMW a partir de 2025.
RM