Marcas da Stellantis fora dos salões da SEMA e de Los Angeles
Conforme informação no site da revista Motor Trend, a Stellantis anunciou na sexta-feira (20/10) que por medida de emergência, devido à greve dos trabalhadores da indústria automobilística dos Estados Unidos comandada pelo seu sindicato (UAW e que já dura seis semanas, foi forçada a cancelar a participação de suas marcas americanas nos tradicionais eventos da SEMA (significado da sigla em português: Associação dos Fabricantes de Equipamentos Especiais), em Las Vegas, de 31 de outubro a 3 de novembro próximos, e no Salão de Los Angeles, de 16 a 26 de novembro.
Num breve comunicado à imprensa, o departamento de relações públicas da Stellantis anunciou: “À medida que os custos da greve do UAW em curso continuam a aumentar, a Stellantis decidiu cancelar a sua participação nos eventos SEMA e Salão de Los Angeles programados para o próximo mês de novembro”. Além disso, ainda segundo a MotorTrend, há rumores de que o Grupo também está analisando a participação na próxima edição do Consumer Electronics Show (CES), em janeiro do ano que vem, bem como postergar a programação de lançamento de novos modelos no curto prazo.
A decisão foi tomada mesmo após as marcas do grupo divulgarem algumas prévias dissimiladas de novos componentes e modelos especiais, das marcas Dodge, Ram e também da Mopar, que estavam sendo preparados para o salão da SEMA 2023, como o que parece ser uma nova variante do motor Hellcat Hemi embaixo do capô de um Charger 1968 personalizado. A Mopar também compartilhou prévia com uma picape Ram destinada ao off-road e que seria revelada no salão da SEMA.
Bosch desenvolve solução para bateria de Prius antigos
Reportagem no site da publicação alemã Auto Motor und Sport detalha o lançamento, no mercado de reposição, de bateria para os modelos híbridos Toyota Prius de primeira geração, que já circulam desde 1997. Por mais robustos que sejam os modelos japoneses, suas baterias de níquel-hidreto metálico, após mais de 20 anos de uso, muitas vezes não conseguem aguentar longos tempos de funcionamento.
Como a substituição d a bateria numa oficina autorizada Toyota excede frequentemente o valor do veículo, a Bosch lançou uma opção de reparação mais em conta com foco neste mercado que consiste em substituir apenas as células imprestáveis, que não têm mais capacidade de armazenar a carga necessária. Esta falha é indicada por luz de aviso no painel do carro.
Veículos de motor a combustão perdem vendas na Europa
Balanço divulgado por publicações especializadas europeias detalha que nos primeiros nove meses deste ano os veículos de motor a combustão somente sofreram queda nas vendas totais no mercado europeu. Esta queda se deve aos modelos de motor Diesel, que tiveram redução de 3 pontos porcentuais em relação ao mesmo período do ano passado e agora representam 14% das vendas em toda a Europa.
Já os modelos somente com motor a gasolina mantiveram sua participação em torno de 37% e ainda são os mais vendidos no total. Em seguida vêm os híbridos não plugáveis, que ??estão em ascensão e passaram de 22% para 26%, seguidos pelos puramente elétricos, que aumentaram de 10% para 15% sua participação no mercado, enquanto os híbridos de plugar mantiveram sua participação em torno de 8%.
Concessionária Ford é abandonada com modelos de 1980
Uma antiga concessionária Ford na Alemanha, abandonada, ainda mantém em seu salão de exposição alguns modelos da Ford fabricados na década de 1980, todos novos. O fato recentemente descoberto foi compartilhado em vídeo postado no canal Auto Retro, no YouTube.
Os carros foram deixados ali como um memorial ao falecido proprietário. Modelos como o hatchback Sierra, uma camioneta também Sierra, um Fiesta, um Orion e um Escort, que ainda têm o plástico protetor nos bancos e o hodômetro de um deles indica que rodou apenas quatro quilômetros.
Conforme descrito no vídeo, a empresa era uma grande concessionária Ford, com cota de mais de 300 carros, mas foi cancelada oficialmente em meados dos anos 1980. Mesmo assim, o proprietário decidiu continuar vendendo carros como independente e manteve alguns modelos novos.
Em 1994 ele faleceu e a família vendeu boa parte do estoque. Entretanto, os seis carros fabricados na década de 1980 e que ficavam expostos no salão de exposição como chamariz, foram mantidos na loja que ainda é propriedade da família.
A dedicada viúva fez isso em homenagem ao marido. E ela mesmo cuidava do prédio e dos carros mantendo-os limpos. Porém, com idade avançada, há alguns anos ela acabou sendo internada em um centro para idosos e não pôde mais cuidar do espólio. Mas os carros continuam lá e permaneceram intocados desde então.
Assista ao vídeo de 12’39”
RM