A Vigilante, empresa de restauração de veículos do Texas, EUA, após recuperar dezenas de jipes clássicos sempre procurando conservar a originalidade, agora resolveu radicalizar e entrar na onda restomod (restauração com modernização) e para isto desenvolveu projeto em Jeep Cherokee da série SJ, o suve produzido de 1974 a 1983 baseado na camionete Wagoneer, que foi originalmente desenhada por Brooks Stevens em 1963 — o mesmo designer do Aero-Willys nacional lançado l naquele ano.
Embora o estilo da carroceria permaneça intocado, assim como o padrão da pintura com detalhes em dois tons e, inclusive, a faixa tribal na lateral traseira, a Vigilante modernizou completamente a mecânica utilizando componentes atuais fornecidos pela Mopar. O projeto com programa CAD aprimorou o desempenho, dirigibilidade e frenagem, que se assemelha ao de suves modernos, detalha a empresa.
A Vigilante faz questão de ressaltar que também procura manter a atenção nos detalhes originais no processo de restauração, com base em mais de 20 anos de experiência da empresa irmã JeepHeritage, mas ao mesmo tempo incorpora sistemas mecânicos modernos e confiáveis desenvolvidos pela própria Jeep para os atuais modelos da marca e como define a restauradora: Vigilante é o Jeep clássico reprojetado em plataforma moderna.
A carroceria é assentada sobre chassi reforçado construído pela própria Vigilante para receber motores crate (no engradado), como os americanos definem os motores que são fornecidos diretamente pelas fábricas, no caixote, para quem deseja repotenciar o carro. No restomod da Vigilante a opção pode ser por três motores crate fornecidos pela Mopar, a divisão especializada para customização de modelos Chrysler/Dodge/Jeep.
Assim, no lugar dos motores originais AMC da primeira geração do Jeep Cherokee, de 6 cilindros em linha de 4,2 litros e 112 cv, ou V-8 de 5,9 litros e 177 ou 198 cv (conforme o carburador), agora o proprietário do modelo clássico pode optar pelos V-8 Mopar: HEMI SRT-8, de aspiração atmosférica e 6,4 litros /492 cv, ou HEMI Hellcat, supercarregado de 5,7 litros e 717 cv, e até mesmo pelo Prefix Viper Gen-5, atmosférico de 9 litros e 837 cv.
Para “domar” tanta cavalaria, a Vigilante remodelou toda a mecânica, a começar pelo câmbio, que pode ser o Tremec TR-6060, manual de 6 marchas, com opção do Bowler 4L80E, automático de 4 marchas. A tração integral tem caixa de transferência Atlas-II, enquanto os eixos são Dana 44 (dianteiro) e Dana 60 (traseiro) especialmente calibrados pelos especialistas da Currie Enterprise.
A suspensão original, com feixe de molas, foi substituída por molas helicoidais Eibach, enquanto os amortecedores são Fox Racing 2.0. O curso elevado da suspensão é equilibrado por quatro braços de localização do eixo traseiro ao chassi. Os freios são a disco nas quatro rodas, com furos e rasgos para ventilação, e as pinças são de seis pistões.
A Vigilante fez questão de manter o desenho das rodas originais criado por Brook Stevens, mas optou por aumentar o aro. As rodas originais foram escaneadas e reconfiguradas em uma escala maior para acomodar os discos de freio maiores. Agora elas têm aro de 8×17 (originais, 7×15) são de liga alumínio montadas com pneus BFGoodrich All-Terrain T/A. Elas têm garantia vitalícia se usadas em modelo Vigilante.
A estrutura Vigilante Estágio 3 foi desenvolvida paralelamente ao projeto da Jeep, quando ela decidiu relançar o Wagoneer em 2021. Isso facilitou o trabalho da customizadora, que pôde adotar componentes mais modernos, testados e comprovados pela própria Jeep para a adaptação no clássico original. Os preços do restomod da Vigilante começam em US$ 295.000 (cerca de 1,5 milhão de reais)
A empresa informa que se concentra apenas em projetos “restomod” de modelos clássicos da linha Jeep SJ, fabricados de 1964 a 1991, e conhecidos também como Full-Size: a camioneta Jeep Wagoneer, fabricada de 1964 a 1991, a picape Jeep J-truck, fabricada de 1964 a 1983, e a primeira geração do Jeep Cherokee, fabricada de 1974 a 1983, e que lançada inicialmente só com duas portas era considerada pela Jeep como versão de lazer da Wagoneer. Por isso, a sigla SUV — Veículo Utilitário Esporte — foi utilizada pela primeira vez em folheto publicitário do Cherokee em 1974.
RM