O terceiro trimestre encerrou-se com crescimento de emplacamentos de leves de 10% no acumulado sobre mesmo período de 2022, o que levou a Anfavea a atualizar a sua previsão para o ano. Na apresentação à imprensa no último dia 6, Márcio de Lima Leite, presidente da entidade, foi enfático ao dizer que há um ritmo de recuperação consistente em curso, mesmo após o fim do programa de incentivos. Os licenciamentos diários atingiram 9.373 de leves, maior patamar do ano, excetuando julho, quando os descontos bancados pelo governo estavam vigorando.
Gostaria de compartilhar do mesmo otimismo da Anfavea, mas os números de varejo não me deixam,. Quem puxou as vendas do mês foram novamente as locadoras, que voltaram às compras. As vendas diretas de automóveis ultrapassaram a incômoda barreira dos 50% do total e as de comerciais leves também foram superiores a 71%, enquanto as vendas de leves faturadas para o atacado foram de 55%. Baixos patamares de vendas no varejo trazem reflexo não só à saúde financeira dos fabricantes, como também às dos concessionários. E esse furor das locadoras nas compras tem duração limitada, não há fôlego que resista.
No total, licenciaram-se 197.739 autoveículos, sendo 187.464 leves e 10.275 pesados, 145.747 automóveis e 41.747 comerciais leves, nada a comemorar, por enquanto.
As vendas no continente sul-americano foram também abaixo do esperado, as exportações vinham sendo importante fator para os fabricantes compensarem um mercado interno que vinha andando de lado, como se diz. Espera-se um avanço na produção menor, portanto, na casa dos 2%, comparado com 2022.
Ranking do mês e do terceiro trimestre
Fiat disparada na frente, com 43.234 unidades licenciadas, seguida da VW com 29.651, Chevrolet com 27.959, Hyundai em 4º (16.152), em empate técnico com Toyota, 16.023, depois Renault, Jeep, Nissan. Das dez primeiras do ranking, seis amargaram queda com relação a setembro do ano passado. Nos nove meses, Fiat avançou para 339.992 unidades, VW arrancou um 2º posto no photo finish da Chevrolet, com 238.428, depois a Toyota consolidando-se na quarta posição, Hyundai em 5º, Jeep, Renault, Honda.
Nos automóveis, temos um novo líder, VW Polo (foto de abertura), liderou o mês com 9.515 e os três trimestres com 71.928, um avanço considerável para a marca alemã, que cresceu 31% no ano. Onix assegurou-se em segundo, com 8.033, HB20 em 3º, 7.622, Onix Plus em 4º, Tracker. Os dez primeiros tiveram três GM e três VW. Fazia tempo que um VW não figurava em primeiro. Merece destaque também o desempenho de duas marcas chinesas novatas, a GWM e a BYD, esta última acaba de firmar acordo com o governo baiano e ocupará as instalações fabris que eram da Ford, em Camaçari. Lideram na eletrificação no país, mesmo com nossa incipiente rede de recarga.
Strada segue mais líder que nunca, 12.835 unidades vendidas, seguida da Saveiro, com 4.973, Toro, 4.042, Hilux, Fiorino, Montana. Nos nove meses a Strada avançou para 86.638 unidades, lidera com folga o ranking geral de automóveis e comerciais leves. Saveiro e Montana despontam como as de maior crescimento nos nove meses, todas buscando seu lugar ao sol e, pelo jeito, conseguiram. Ranger também vem despontando após a renovação, do jeito que a Ford previra, ela passou a figurar em 2º nas vendas entre as picapes médias com chassis, foi boa a aposta da Ford.
Até mês que vem!
MAS