O investimento anunciado para o desenvolvimento e lançamento de oito modelos fora do mercado europeu é de 3 bilhões de euros, e os veículos devem ser produzidos na América Latina, Norte da África, Turquia e Índia. O primeiro modelo desse plano de negócios da Renault será fabricado no Paraná e exportado para 20 países da América Latina, transformando a fábrica brasileira em um grande polo exportador.
O suve compacto Kardian fez sua primeira aparição mundial no Rio de Janeiro e contou com a presença de jornalistas de vários países, além dos principais executivos do fabricante francês que também vieram prestigiar o evento e compartilhar mais informações.
Ao focar o desenvolvimento para países não europeus, a engenharia da Renault trabalhou em conjunto com todos os mercados consumidores para prover as melhores soluções visando obter um produto harmônico. Para isso ocorrer a Renault lança um novo veículo originário de uma nova plataforma que tem flexibilidade para acomodar entre-eixos desde 2.600 mm, caso do novo Kardian, até 3.000 mm, como na picape conceitual Niagara apresentada no evento.
Juntamente com a nova plataforma aparece um novo motor de três cilindros, 1-L turbocarregado flex com injeção direta que entrega potência máxima de 125 cv e torque máximo de 22,4 m·kgf. Este será o motor 1,0 turbo de maior torque do mercado nacional, e como no dia a dia dirige-se com cargas parciais (pouco acelerador) e baixas rotações. Este deve ser um carro bem agradável de dirigir tanto na cidade quanto na estrada.
O câmbio será automático robotizado de seis marchas com dupla embreagem em banho de óleo, e será importado da Getrag/Magna da China, enquanto o novo motor será produzido no Complexo Ayrton Senna da Renault em São José dos Pinhais, região metropolitana da capital paranaense. Futuramente será produzido também na fábrica de Casablanca, no Marrocos.
Além do Kardian, que estará posicionado no segmento B (subcompactos) o executivo-chefe da marca Renault, Fabrice Cambolive, anunciou que dentre os oito novos modelos devem aparecer veículos dos segmentos C e D.
Segundo o vice-presidente de Performance de Produto, Bruno Vanel, o foco será em veículos do tipo suve, visto que as pesquisas globais indicam que é esse tipo de veículo que o mercado está pedindo. Ao ser perguntado sobre os planos para sedãs, ele acredita que não devem desaparecer tão cedo, mas confirmou que a Renault está trabalhando menos em veículos dessa configuração e mais em suves e picapes.
Kardian por fora
Será o primeiro veículo a ostentar a nova identidade da marca Renault fora da Europa, e o desenho exterior agradou pela maneira como as formas foram esculpidas, e sempre mantendo a nova referência da marca.
Na dianteira há o exagero de utilizar três pares de conjuntos óticos por lado, com DRL na parte superior rente à borda do capô, farol alto e baixo na intermediária e na inferior, os faróis de neblina. Todos utilizam tecnologia LED e espera-se um bom desempenho.
O comprimento total de 4,119 mm e a altura de 1.540 mm deixaram o veículo com dimensões bem proporcionais e harmônicas com as rodas de 17” e pneus 205/55R17 que têm diâmetro estático de 608 mm. A distância entre eixos de 2.604 mm permitiu maximizar o espaço interno e ainda contribuiu para o volume de 410 litros do porta-malas.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
As linhas do novo suve não deixam dúvida de que se trata de um Renault, parecendo que o DNA da marca foi incorporado à sua própria silhueta. As rodas com face diamantadas e pintura escurecida criam um ponto de referência para o efeito joia, e compensam a ausência de frisos cromados nas laterais. Molduras pintadas de cinza no bordo inferior do para-choque dianteiro e grade em preto brilhante com grafismo de diamantes enobrecem a frente do Kardian.
Se pela dianteira as DRL mostram a assinatura do Kardian, na traseira a assinatura luminosa está nas lanternas com formato de C, e potencializada pelo visual volumoso da tampa do porta-malas.
As barras de teto longitudinais podem ser removidas ou montadas na transversal, mostrando mais um dos recursos de inovação que foi explorado pelos engenheiros da Renault. O equipamento permite cargas de até 80 kg e são pintadas em tom cinza prateado, similar aos bordos inferiores dos para-choques.
Kardian por dentro
O interior perdeu o ar espartano que costuma acompanhar os carros da Renault para ganhar charme e elegância com as novas linhas de painel de instrumentos e painéis de portas. O volante multifuncional de três raios recebe molduras em cromo fosco de acabamento similar aos frisos laterais do console central.
O revestimento dos bancos utiliza um misto de tecido com imitação de couro e as costuras são duplas com linhas laranja, similar ao padrão do tecido e do logotipo da marca gravado no encosto.
No banco traseiro há espaço suficiente para acomodar três adultos de até 1,75 m com conforto e na extensão do console há duas portas USB-C, porém fica faltando saída de ar climatizado para trás. Há dois pares de engates rápidos Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A tela da central multimídia está em posição elevada no centro do painel, e logo abaixo estão os controles do ar-condicionado do tipo digital zona-única. A curta alavanca seletora de câmbio posicionada mais à direita no console central deixa espaço à esquerda para a ativação do freio de estacionamento eletromecânico. As trocas de marcha em modo manual devem ser feitas pelas borboletas atrás do volante.
O quadro de instrumento é digital e configurável e tem ampla visibilidade por dentro do volante. Na lateral direita da coluna de direção encontra-se a alavanca adicional para controle do sistema de som.
Tecnologia
O novo Kardian chegará recheado de itens de tecnologia que já temos visto em outros carros dos segmentos compactos e médios, de modo a prover conforto e segurança aos ocupantes.
Entre os principais itens a serem ofertados destacam-se o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de distância insegura do veículo à frente, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, assistente de partida em aclives e limitador de velocidade.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Pelo lado da segurança passiva, o novo suve compacto será equipado com seis bolsas infláveis e reforços estruturais na carroceria para reduzir as consequências aos ocupantes em caso de colisão.
Alerta de ponto cego nos retrovisores externos funciona entre 30 e 140 km/h e utiliza sensores de ultrassom nas laterais do veículo, não tendo seu funcionamento afetado em caso de excesso de terra ou água acumulados na carroceria.
Para compensar a ausência de sistema automático de estacionamento que encontramos em outros veículos desse mesmo segmento, a Renault equipa o Kardian com câmera multivisão para auxiliar o motorista nas manobras em marcha à ré e de estacionamento.
Conclusão
Apesar desta divulgação avançada do novo Kardian ser apenas um chamariz para contar os planos futuros da Renault, já foi possível perceber que a ofensiva nesse segmento será bem forte e rápida. Afinal, oito novos modelos em praticamente três anos só será possível devido ao uso da nova plataforma modular e com reutilização de diversos sistemas e subsistemas entre os modelos. E ainda com a possibilidade de receber propulsão híbrida ou 100% elétrica num futuro próximo.
A picape-conceito Niagara apresentada no evento é outra mostra da flexibilidade de uso e aplicação que essa nova plataforma traz, e que certamente poderá render bons frutos à marca francesa aqui no Brasil e nos demais mercados emergentes que almeja alcançar.
GB
Nota: Ficha técnica e lista de conteúdo serão divulgadas somente no lançamento do veículo, previsto para março do ano que vem.