A assessoria de imprensa da JAC nos ofereceu para avaliação o seu modelo de entrada, o JAC e-JS1, que foi avaliado pelo saudoso Josias Silveira no seu lançamento, e posteriormente no teste de uma semana por mim. Mas desta vez é uma unidade com 120 mil km rodados em 18 meses pelo seu antigo dono, e que entrou na troca por uma versão mais nova.
O que chamou a atenção da JAC é que este é o primeiro veículo dentre os vendidos no Brasil a atingir tal quilometragem e a saúde da bateria parece inabalada. Enquanto uma unidade 0-km indica alcance de 303 km com a bateria a 100%, este veículo está indicando 293 km. Uma perda porcentual de apenas 3,3%.
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É óbvio que a JAC fez uma revisão deste veículo antes de entregá-lo aos jornalistas, mas de todo modo o que se observa é que a deterioração é muito pequena. Internamente chama mais atenção o carpete do porta-malas, que aparecem sinais evidentes de uso, mas por outro lado os bancos e carpete do interior estão no nível de qualquer carro seminovo do mercado.
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Nos painéis externos também não se notam desalinhamentos que possam denunciar a quilometragem do veículo, apenas sinais do combate diário em estacionamentos e vias estreitas. Se bem que pelo porte deste veículo o aperto das cidades é uma das coisas que incomoda pouco.
Observando o compartimento do motor com mais atenção é possível encontrar sinais de uso na região do subchassi e caixa de direção, pois este veículo não tem um grande fechamento pela parte inferior, mas novamente, nada que traga demérito ou que assuste pelo acúmulo de quilometragem em 18 meses.
Cálculo básico
O antigo proprietário, Sr. Antônio, fez suas contas para levantar o custo de propriedade do veículo comparativamente com um hatch compacto e chegou à marca de R$ 52.380 de economia no período.
Refazendo o cálculo e incluindo outros custos associados à posse e operação do veículo, o valor economizado é um pouco menor, mas ainda assim comprova que o custo de propriedade no período de 18 meses é vantajoso para o lado do carro elétrico. Mas é lógico que esse número mostra apenas uma fração da vida de um veículo. Acompanhe abaixo:
JAC e-JS1 | Hatch Compacto | |
Valor de compra 0Km em jan/22 | R$ 145.000 | R$ 85.000 |
Manutenção por 120 mil km ou 18 meses | R$ 4.620 | R$ 15.000 |
390 cargas de bateria (30 kW.h * R$ 0,80/kW.h) | R$ 9.360 | |
10 mil litros gasolina (12 km/l gasolina) | R$ 57.000 | |
IPVA 18 meses (2% X 4%) | R$ 4.350 | R$ 5.100 |
Seguro total por 18 meses | R$ 3.558 | R$ 2.402 |
Investimento + Despesas por 18 meses | R$ 158.980 | R$ 157.000 |
Note pelo quadro acima que os custos comuns, como desgaste de pneus não foram considerados, pois na teoria os dois carros precisariam de duas trocas de pneus. No entanto, o custo total do investimento acrescido das despesas básicas de uso e propriedade foram muito similares nos 18 meses.
A recuperação do investimento inicial vem na venda do carro seminovo. Se o elétrico custou R$ 60 mil a mais na compra 0Km, essa diferença diminui na venda, onde o elétrico foi avaliado em R$ 100 mil e o hatch compacto em R$ 60 mil. Portanto há uma recuperação de R$ 40 mil, e consequente depreciação de R$ 20 mil. Porém, ainda assim o custo líquido foi favorável ao elétrico em R$ 38.020.
Valor de revenda do usado | -R$ 100.000 | -R$ 60.000 |
Custo líquido pelo uso (18 meses) | R$ 58.980 | R$ 97.000 |
Diferença | -R$ 38.020 |
Se dividirmos este custo líquido total pelos 18 meses de uso chegaremos ao custo líquido mensal do elétrico em R$ 3.277 e o carro a combustão de R$ 5.389, para uma média mensal de 6.500 km (217 km/dia).
Conclusão
Ainda que pese que esta análise é de uma pequena janela em termos de vida útil, os 120 mil km rodados ultrapassam 60% da vida média dos carros em nosso território. E se consideramos que a maior parte dos fabricantes faz a validação dos veículos pensando na meta de 100 mil milhas, ou 160 mil km, já seria ¾ da vida esperada.
Durante o tempo de avaliação não tive qualquer problema de carregamento utilizando o sistema de 7 kW alimentado por células fotovoltaicas que possuo em minha residência, e muito menos problemas de dirigibilidade além daqueles que já foram identificados por mim e pelo Josias em nossas avaliações iniciais.
Sendo um carro de vocação urbana, ao utilizar em rodovias e trafegar a 100~110 km/h o consumo da carga da bateria é drenado rapidamente. Por outro lado, ao utilizar o carro nos trajetos urbanos o decréscimo é mais lento, e apto a atingir com facilidade os 161 km que é o valor de alcance atualizado pelo método do Inmetro.
Recentemente a JAC baixou o preço dos seus carros elétricos e atualmente o e-JS1 é anunciado em seu site a partir de R$ 126.900, tornando a vantagem para o pequeno elétrico ainda maior, principalmente se o objetivo for rodar cerca de 200 km por dia, como foi o caso do Sr. Antônio.
GB
FICHA TÉCNICA JAC E-JS1 | |
MOTOR | |
Elétrico | |
Potência (cv0 | 62 |
Torque (m·kgf) | 15,3 |
SISTEMA ELÉTRIICO DE TRAÇÃO | |
Bateria, tipo | Fosfato de ferro-lítio |
Capacidade (kW·h) | 30,2 |
Alcance (km) | 302 (NEDC, modo Low |
Tempo de carregamento Wall Box 220 V corrente alternada,0-100 (h) | 5 |
Tempo de carregamento estação de recarga 50 kW corrente contína,0-100% (min) | 40 |
Padrão de tomada corrente alternada/corrente contínua | GB / T |
TRANSMISSÃO | |
Direta com redutor | Tração dianteira |
Relação do redutor | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Tambor / n.d. |
Controle | Hidráulico servoassistido por bomba dedicada, ABS, duplo circuito em diagonal, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 5J x 14 |
Pneus | 165/65R14S |
CONSTRUÇAO | |
Arquitetura | Monobloco em aço, hatchback, 4 portas,5 lugares |
DIMENSÕES (mm( | |
Comprimento/largura/altura | 3.650 / 1.670 / 1.540 |
Distância entre eixos | 2.390 |
Distância mínima do solo | 130 (com carga máxima) |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.180 |
Carga máxima (kg) | 450 |
Porta-malas (L) | 121 |
CONSUMO | |
Médio (km/kW·h) | 10,4 |
DESEEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 10,7 |
Velocidade máxima (km/h) | 110 |
EQUIPAMENTOS JAC E-JS1 |
Ajuste elétrico de bordo de altura do facho dos faróis |
Ar-condicionado automático e digital |
Assistente de partida em aclives |
Aviso de cintos desatados |
Bancos revestidos de material sintético que imita couro |
Barras anti-invasivas nas portas |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) |
Câmera de ré |
Controle automático de velocidade de cruzeiro com comando no volante |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis |
Faróis com função luz de acompanhamento |
Faróis de neblina |
Luz de rodagem diurna (DRL) de LED |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Porta USB sob o console central do painel |
Retrovisor interno prismático |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sistema de regeneração de energia elétrica ao levantar o pé do acelerador |
Volante multifunção |