O Fiat Argo chegou ao mercado em 2017 e marcou o período de renovação do portfólio de produtos da marca, ainda sob a égide da FCA – Fiat Chrysler Automobiles, logo após os lançamentos da picape Toro e do hatchback subcompacto Mobi e pouco antes do sedã Cronos, este produzido na Argemtina. Sua tarefa, substituir modelos consagrados na história da marca, plenamente cumprida pelo seu estilo e conteúdo. Agora, como uma das 14 marcas da Stellantis desde janeiro de 2021 chega à 500.000ª unidade produzida no hoje Polo Automotivo Stellantis Betim, no estado de Minas Gerais.
De 2017 para cá o Argo só evoluiu, Este ano se tornou um dos veículos com câmbio automático mais econômicos do segmento. As versões Drive e Trekking ganharam o câmbio automático CVT de sete marchas que, combinado com a potência de 98/107 cv do motor Firefly 1.3, resultou em eficiência e desempenho competitivos para a categoria.
Com um nome inspirado numa constelação, o Argo é um dos veículos mais vendidos do Brasil (ficou com a nona posição em 2022) e já possui mais de 55 mil unidades comercializadas em 2023 no pais, ocupando o oitavo lugar no ano. O hatch também é exportado para outros 10 países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai.
“Na Fiat, temos orgulho da nossa ampla presença e diversidade no mercado automobilístico, abrangendo praticamente todos os segmentos. Contudo, sempre mantemos também nossas raízes vivas e valorizamos os hatchbacks. O Argo é um perfeito exemplo dessa tradição, tendo evoluído ao longo dos anos e se mantendo como referência em estilo, tecnologia, conforto e segurança na categoria. A conquista da impressionante marca de 500 mil unidades produzidas do Argo comprova que estamos trilhando o caminho certo”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.
A gama atual do modelo é composta das versões: Argo 1.0; Argo Drive 1.0; Argo Trekking 1.3; Argo Drive 1.3 Automático e Argo Trekking 1.3 Automático.
RM