Mercedes-Benz Classe E L, só para os chineses
A Mercedes-Benz apresentou a versão alongada do novo Classe E (foto), lançado no primeiro semestre deste ano. Denominado Classe E L e com maior distância entre eixos, é o modelo alinhado especificamente com a estratégia da marca, a Made in China, for China (Feito na China, para a China). Ao longo dos anos, a Mercedes-Benz tem expandido continuamente a sua presença na China, inclusive em pesquisa e desenvolvimento, além de produção local.
A distância entre eixos longa do Classe E é de 3.094 mm, 133 mm a mais que a do Classe E normal, enquanto o comprimento total passa de 4.920 mm para 5.092 mm. A relação entre-eixos-comprimento de 60,8% indica ênfase ao conforto e espaço no banco traseiro.
Duas versões — Sedã e Sedã Esporte — são oferecidas com detalhes estéticos diferenciados. O Sedã Esporte também vem equipado com o novo Pacote esportivo AMG. Em ambas as versões o contorno iluminado da grade do radiador possui duas fibras ópticas atrás dos frisos cromados, com luz alimentada nos feixes de fibra de vidro via módulos de LED.
O Classe E L apresenta mais de dez configurações de conforto destinadas exclusivamente para o mercado da China. Os clientes podem reclinar os bancos traseiros em até 36 graus, estender o assento do banco, ajustar eletronicamente o apoio de perna e ativar o aquecimento de pescoço nos apoios de cabeça. Ele também apresenta iluminação ambiente exclusiva.
A cabine está equipada com o novo multimídia MBUX Supertela com mais de dez funcionalidades adicionais, também exclusivas para o mercado chinês, estabelecendo uma nova referência digital. É o primeiro modelo premium de marca equipado com o chip Qualcomm 8295 para plataformas de cabine de automóveis e o primeiro modelo da Mercedes-Benz com o MBUX de 3ª geração e assistente de trocas de faixa automáticas.
A Mercedes-Benz também informou que está trabalhando em sistema de inteligência artificial para que o carro aprenda quais sistemas de conforto os ocupantes do veículo utilizam com frequência. Dadas as mesmas circunstâncias, o objetivo é que o sistema automatize tais funções, resultando num nível totalmente novo de automação personalizada.
Kia Carnival 2025 recebe profunda atualização
O site da revista americana Autoweek, publicou as imagens do Kia Carnival 2025, que deve ser lançado no mercado da Coreia do Sul ainda este ano e que deverá chegar ao mercado internacional no primeiro semestre do ano que vem. As fotos divulgadas pela própria Kia ressaltam que o estilo segue tendência de design bem quadrado e um visual de suve com “jeito” de minifurgão de passageiros.
As principais alterações no estilo se destacam na dianteira e na traseira, que acentuaram o visual quadrado. A grade de maior dimensão e posicionada bem vertical, além do reposicionamento do sistema de iluminação com o conjunto óptico dos faróis disposto verticalmente e circundado por um grande lanterna de sinalização com luz rodagem diurna.
Na traseira o design segue a tendência de verticalização da dianteira com as lanternas também superdimensionadas em desenho “T”. Já o design lateral não sofreu modificação expressiva, mas um ligeiro aumento no balanço traseiro e o novo desenho da tampa traseira, combinando com o da saia dianteira, atualizou o estilo reforçando as linhas retas.
Com relação à mecânica, a Kia não forneceu informações, porém, segundo a Autoweek, para o mercado americano é provável que o modelo continue com o mesmo V-6 de 3,5 litros da linha atual do Carnival, embota ligeiro aumento de potência em relação aos atuais 290 cv não esteja descartado. O câmbio automático de oito marchas também deverá ser mantido.
Porém, especulações de sites coreanos, a quinta geração do Carnival terá oferta de sistema híbrido, com motor turbo de 1,6 litro a gasolina de 179 cv e 27 m·kgf., em conjunto com um motor elétrico. Potência e torque combinados serão, respectivamente, de 229 cv e 35,7 m·kgf. O câmbio automático é de seis marchas, conforme se especula.
Patak Roadster: só para saudosistas
O fabricante, uma empresa da Eslováquia, afirma ser um roadster retrô, com design minimalista, que pode ter tanto motor elétrico quanto a combustão. O Patak Roadster é definido por seus projetistas como um microcarro urbano e desenvolvido pela Patak Motors, empresa que acredita estar reinventando o conceito de carro clássico para os tempos modernos (sic.).
O projeto teve início em 2020, com criação de modelos digitais em 3D. O protótipo (foto) em tamanho real está dotado de um motor de 27 cv para um peso total de 450 kg. A expectativa é que o veículo seja comercializado em 2024, com preço estimado em 16.900 euros (89 mil reais).
RM