Ford lança no Sema Show kit para Mustang de 811 cv
Na mostra anual da Associação do Mercado de Equipamentos Especializados, mais conhecida como Sema Show, realizada anualmente em novembro em Las Vegas, no estado de Nevada, EUA, a Ford Performance Parts aproveitou o evento deste ano, realizado nos dias 3 e 4 últimos, para lançar um pacote conceitual de desempenho para a nova geração do Mustang GT. O kit aumenta a potência do motor Coyote V-8 5-litros de 483 cv na versão básica original para mais de 810 cv ao ser dotado de supercarregador Whipple, entre outras modificações.
Conforme descrito pelo site da revista americana MotorTrend, o conceito denominado Ford Performance Mustang FP800S, além do supercarregador Whipple de fuso duplo, de sexta geração, com vazão de 3 litros, inclui um kit de atualização do eixo traseiro Ford Performance e outro de altura de rodagem diminuída para aumentar a estabilidade e a dirigibilidade.
O pacote também incorpora detalhes estéticos, como as rodas R1 de 19 polegadas, pintadas de cinza Battleship e fixadas por porcas pretas, gráficos FP800S, grade modular exclusiva com inserções em cinza, emblemas Ford Performance, apliques de porta-malas em preto brilhante e tapetes com logotipos Ford Performance.
Também serão oferecidos componentes opcionais como sistema de escapamento Borla Extreme, com quatro saídas de Ø 127 mm, defletor dianteiro com desenho exclusivo, capô com fendas de saída de ar e carcaças de espelhos moldados em compósito de fibra de carbono. Bancos Recaro especiais como o logotipo Ford Performance são opcionais. também com o logotipo Ford Performance.
O kit Supercharger Whipple estará disponível a partir de 2024 no site Ford Performance Parts ou no balcão de peças das concessionárias Ford nos Estados Unidos e Canadá. A instalação, que pode ser feita tanto em modelos de câmbio manual quanto automático, terá garantia de três anos ou 58.000 km se feita no revendedor Ford, ou mecânico certificado ASE (Automotive Service Excellence).
O preço do kit não foi divulgado, mas com base em especulação no site da revista, só o supercarregador do Mustang deverá custar cerca de US$ 10.000 (49 mil reais), enquanto o pacote completo pode ficar na faixa de US$ 13.000 a US$ 15.000, (algo em torno de 64 mil a 74 mil reais) dependendo dos opcionais.
Para chegar a estes valores, a publicação se baseou no preço do pacote Ford Performance FP700, de 700 cv, oferecido para os proprietários da atual picape Ford F-150, também com o V-8 Coyote 5-litros, que custa cerca de US$ 12.350 (61 mil reais).
Toyota apresenta conceito Land Cruiser FJ “Bruiser”
Com o retorno ao mercado dos Estados Unidos do Toyota Land Cruiser, a marca aproveitou o Sema Show para expor o conceito FJ “Bruiser”, que na gíria americana significa “brigador” e que a marca define como uma “fera que não pode ser detida” capaz de ir praticamente a qualquer lugar, inclusive “rastejar” nas rochas, e foi construído com apoio do Toyota Racing, na Califórnia.
Ali foi desenvolvida uma versão modificada do atual motor TRD V-8, de 5,867 litros utilizado nos carros da Nascar, com potência de 735 cv, que é transferida para as rodas via câmbio automático de três marchas da Rancho Drivetrain Engineering especial para o fora de estrada. O sistema de escapamento MagnaFlow proporciona som intimidante.
No verdadeiro estilo “old school” combinando o visual clássico da linha FJ com a tecnologia automobilística moderna, resultou em um conceito exclusivo tendo como base uma antiga picape FJ45, de 1966, que se transformou em algo totalmente radical para enfrentar todo tipo de terreno, como também rodar rápido em pista pavimentada.
O FJ Bruiser mantém a configuração original de dois eixos rígidos, mas com moderno diferencial Currie na frente e atrás, além da caixa de transferência Advanced Adapter Atlas, com duas marchas para tração simples e quatro para tração integral. Porém, foi desenvolvida suspensão com braços de localização, molas Eibach e amortecedores Fox.
O câmbio permite que o FJ Bruiser rasteje a apenas 20 km/h em terrenos muito acidentados, mas acelerando até 7.000 rpm na primeira marcha, como também possa alcançar velocidade máxima de 265 km/h em terceira, que é direta, com o motor também girando às mesmas 7.000 rpm.
Para evitar que a distância do solo seja um problema, a placa deslizante central foi substituída por sistema de esteira semelhante à de um tanque, que pode ser usado para sair de qualquer tipo de atoleiro. A esteira de pista Camso é controlada a bordo e não há necessidade de engatar o guincho. Este modo tanque pode ser ativado pressionando apenas um botão.
A atenção na criação de uma carroceria funcional, mantendo as linhas clássicas do FJ, foi um dos desafios mais significativos para a equipe da Toyota americana: como encaixar tecnologia moderna em um chassi com espaço relativamente limitado. Para isso, teve que ser fabricado um chassi tubular de aço, com gaiola de proteção, no qual foi adaptada a carroceria.
Os pneus são BF Goodrich Krawler T/A KX de 1.067 mm de diâmetro montados em rodas Method com trava de talão de 20 polegadas. Os bancos esportivos Momo Daytona EVO foram remodelados em xadrez na cor e esquema de pintura em homenagem ao banco xadrez original do FJ, com destaque também para o volante de F-1 que Jackie Stewart utilizou em 1968.
Dodge e Mopar mesmo ausentes fazem sucesso no Sema Show
O Sema Show pode não estar contando com a participação oficial das marcas americanas do Grupo Stellantis, com a ausência dos modelos especiais Dodge e componentes mecânicos desenvolvidos pela Mopar, mas as duas marcas não deixaram de brilhar em diversos modelos customizados apresentados por preparadores independentes no Show de Las Vegas.
Um dos que mais chamou a atenção do público, não apenas dos mais saudosistas, foi este Charger 1969 customizado pelos Ringbrothers, Mike e Jim Ring, com design de Gary Ragle. A denominação “Tusk”, ou presa em inglês, é referência ao motor Hellephant, a versão do Hemi V-8 de 6.980 cm³, supercarregado, com potência de 1.015 cv.
Só o motor “crate” (no caixote) fornecido pela Mopar custou US$ 28 mil (cerca de 140 mil reais), e para caber no cofre precisou ser posicionado 65 milímetros para trás, enquanto as rodas dianteiras foram movidas mais 65 mm para frente. Devido a este aumento no entre-eixos, a Ringbrothers precisou encomendar chassi Roadster Shop Fast Track personalizado.
Procurando manter, dentro do possível, o design original do charmoso Charger dos anos 1960 e, ao mesmo tempo, montar rodas e pneus mais largos e também rebaixar a carroceria para criar o efeito especial, foi necessário moldar novos para-lamas, com aberturas de ventilação atrás das rodas para arrefecer os discos de freio. O capô também ganhou novo design.
O câmbio Bowler Tremec T-56 Magnum, manual de seis marchas, está ligada ao diferencial por eixo cardã de compósito de fibra de carbono. Rodas 10,5 x 19(dianteiras) e 13 x 20 (traseiras) Ringbrothers “TUSK” Edition HRE, com revestimento em pó dourado escovado, pneus Michelin Pilot Sport 4S, 285/35R19 dianteiros e 345/30R20 traseiros.
RM
(Atualizado em 7/11/23, correção da cilindrada do motor TRD V-8 usado na Nascar)