A Toyota apresentou no recente Japan Mobility Show o modelo conceitual denominado IMV 0, um utilitário multiuso parecido com o utilitário Toyota Land Cruiser Série 70, mas de custo reduzido e destinado aos países de baixo PIB para serviços de carga e entrega, dirigido especialmente aos mercados da Asean – Associação das Nações do Sudeste Asiático.
No desenvolvimento do projeto a Toyota estudou todos os detalhes deste utilitário com o objetivo de otimizar custos e entregar apenas o absolutamente necessário. A equipe de desenvolvimento até convidou fabricantes de carrocerias de carga de todo o mundo para avaliar como otimizar o chassi e a cabine nas adaptações a serem feitas posteriormente.
Para redução de custos, todos os vidros são planos, inclusive o para-brisa, a caçamba também é plana e sem as proteções laterais. Na cabine muitos componentes de plástico e borracha, sem apoios de braços e apenas bolsas nas portas, que também servem como puxadores para abrir e fechar, enquanto o acionamento dos vidros das janelas é manual. Bolsas infláveis só serão oferecidas como opção ou como item de séria em mercados que as exigirem.
Na mecânica, as especificações do trem motriz inda não foram ainda definidas, mas deverá ser o motor a gasolina de quatro cilindros e 2 litros da Hilux, de 139 cv, ou o Diesel do mesmo modelo, um quatro-cilindros de 2,4 litros e 150 cv. O câmbio é manual de cinco marchas.
O chassi tipo escada tem molas helicoidais e braços de localização da Hilux no eixo traseiro. O projeto inclui ABS opcional e válvula de corte sensível à carga no freio traseiro. Os pneus são típicos de veículos comerciais, 215/65R16 (Bridgestone Duravis R611) com grandes flancos.
A caçamba, com laterais rebatíveis opcionais, vem com tampa traseira sem travas e basta girar e deslizar um pino de cada lado para abrir ou fechar. Um degrau na lateral caçamba ajuda no acesso. Existem muitos espaços planos nos quais podem ser fixados componentes e pontos de montagem para fixação de racks de teto ao longo das laterais superiores da cabine.
Com o Toyota IMV 0 a marca pretende conquistar o espaço de baixo custo, abaixo da Hilux, com preço-base alvo de US$ 10.000. Mas o plano de longo prazo é minimizar o lucro na venda do modelo básico e aproveitar o potencial de melhoria. O lançamento comercial nos mercados da Asean está previsto a partir de 2025, com provável denominação Hilux Champ.
RM