O site da revista Autocar divulgou nesta quinta-feira fotos dos primeiros testes do radical Aston Martin Valhalla, o primeiro supercarro híbrido da marca britânica que, conforme já divulgamos, terá configuração híbrido de plugar com motor a combustão V-8 e dois motores elétricos, enquanto o arcabouço é baseado na dinâmica dos carros de Fórmula 1.
Como o primeiro modelo híbrido de plugar da empresa Gaydon, o Valhalla “anuncia uma nova definição de Aston Martin”, conforme detalha a empresa, já que faz a transição de modelos esportivos a combustão pura para híbridos e futuramente elétricos no plano “Project Horizon” prevendo a transformação da tradicional marca.
Nas imagens divulgadas pelo fabricante, o Valhalla em testes no circuito de Silverstone esta semana tem a pintura camuflada, mas é basicamente o mesmo carro apresentado recentemente de maneira oficial. A Aston Martin avalia que o modelo deve acelerar de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, e a velocidade máxima prevista é de 350 km/h.
Ao contrário do modelo conceito apresentado em 2019, ele não será movido pelo V-6 desenvolvido pela própria Aston Martin, como foi originalmente planejado. Em vez disso, o Valhalla tem o trem de força fornecido pela Mercedes-Benz, com o V-8 de 4 litros, biturbo, do GT Black Series da AMG, com virabrequim plano.
Com potência de 800 cv a 7.200 rpm, o V-8 aciona o eixo traseiro por meio de um novo câmbio de dupla embreagem e oito marchas, que foi desenvolvida especialmente com a marcha à ré no modo elétrico, economizando peso, e pode oferecer até duas marchas de uma só vez para permitir que os motores elétricos e o motor a combustão operem em conjunto.
Este sistema é configurado pela adoção de um par de motores elétricos, um no eixo traseiro, atrás do V-8 central, e outro na dianteira, que fornecem potência combinada de 201 cv proporcionando ao Valhalla potência total de 1.001 cv. A Aston Martin define seu novo modelo como pronto para enfrentar o Ferrari SF90, seu rival mais direto.
Assim como o SF90, o Valhalla funciona apenas com o motor elétrico dianteiro para rodar no modo exclusi9vamente elétrtico, com alcance em cerca de 13 quilômetros e velocidade de até 130 km/h, já que a função básica do sistema híbrido é de dividir a energia elétrica em ambos os eixos para auxiliar o V-8, conforme necessário, na aceleração e retomadas.
O trem de força está montado em monobloco moldado em compósito de fibra de carbono que, conforme destaca o fabricante: “oferece rigidez máxima com peso mínimo necessário”. O peso a seco previsto de 1.550 kg, proporciona ao Valhalla: “uma relação peso-potência muito mais eficiente em comparação aos seus rivais de classe”, segundo a Aston Martin.
O desenho da carroceria incorpora diversos elementos que otimizam a eficiência aerodinâmica, com destaque para os enormes canais venturi que aceleram o ar sob o monobloco, auxiliados pelo defletor dianteiro ativo e asa retrátil na traseira. Tudo com inspiração na configuração da F-1, adotada no Valkyrie, e que gera 600 kg de força vertical a 240 km/h.
A suspensão dianteira com molas e amortecedores montados no chassi são atuados por haste de compressão (pushrod) e na configuração multibraço na traseira os amortecedores e molas são internos também para reduzir a massa não suspensa. Toda a configuração é prevista para ser rebaixada “drasticamente” no modo Track, ao mesmo tempo em que pode ser elevada para trnaspor lombadas quando rodando em baixa velocidade.
As rodas são de 20 polegadas na dianteira e de 21 polegadas na traseira e serão montadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup. Conforme detalhou o site da Autocar, após os testes em pista e, em seguida em estrada no começo do próximo ano, o novo superesportivo da Aston Martin deve entrar em produção em meados de 2024.
RM