Acea faz lobby por incentivo a carros urbanos na Europa
A Acea – Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis – liderada pelo executivo-chefe do Grupo Renault, Luca de Meo (foto), sugeriu a criação de regulamento especial para incentivar a produção de pequenos veículos elétricos urbanos na Europa, a exemplo do segmento de kei cars no Japão. A informação foi divulgada pelo site da revista inglesa Autocar.
Segundo a publicação, De Meo abordou o assunto em apresentação de um novo manifesto da Acea destinado a persuadir os legisladores a suavizar regulamentações da União Europeia no futuro. “O kei car é um exemplo perfeito do que deveríamos ser capazes de fazer para incentivar a produção de automóveis no continente europeu”, disse o executivo.
Os carros Kei (abreviação de keijidosha, que significa: veículo a motor leve) é uma categoria específica de veículos no Japão com dimensões reduzidas e cilindrada máxima do motor de 660 cm³, podendo ser turbo, regulamentados pelo governo para forçar os fabricantes a projetar modelos mais adequados para ambientes urbanos com pouco espaço.
Ainda, segundo De Meo, pequenos carros elétricos em uma nova categoria especial deveriam ter imposto reduzido, pedágios rodoviários com preço mais baixo, acesso facilitado as regiões centrais das cidades e também não estarem sujeitos às mesmas restrições de estacionamento que os carros normais.
Michelin e Goodyear fecham fábricas na Alemanha
O fabricante de pneus Michelin anunciou esta semana o fechamento de três fábricas na Alemanha, poucos dias após Goodyear ter anunciado o fim de produção na fábrica da tradicional marca Fulda (foto), que controlava desde 1966. A Michelin vai encerrar a produção nas fábricas de Karlsruhe, Homburg e Trier, até 2025. As informações são do site da Auto Motor und Sport.
Michelin e Goodyear citam os custos de energia e de produção, mas também deve-se levar em consideração o aumento da concorrência de fornecedores com baixo custo do Extremo Oriente, em especial da China, como razões para encerrar várias instalações de produção na Alemanha. Como resultado, mais de 2.500 trabalhadores perderão seus empregos.
Segundo a Michelin, a elevada inflação e o forte aumento dos custos de produção na Alemanha foram cruciais para esta decisão. Conforme detalhou a publicação, o preço do gás natural industrial na Alemanha duplicou nos últimos dez anos, enquanto o preço da eletricidade aumentou em 50% Mas o custo da mão de obra também pesou na decisão.
Já o encerramento de produção na fábrica de Fulda, que leva o nome da cidade onde se instalou em 1900, foi ainda mais chocante na autoimagem dos alemães, conforme destaca Auto Motor und Sport, detalhando o atual slogan publicitário da marca: “Alta Tecnologia Alemã”. A Goodyear também informou que encerrará a produção em Fürstenwalde até 2027.
Mazda investe em empresa de inteligência artificial
A japonesa Mazda foi uma das principais investidoras no fundo que levantou 16 milhões de libras (100 milhões de reais) para financiamento da empresa de tecnologia Secondmind, com sede em Cambridge, Inglaterra, que está desenvolvendo processos de projeto com inteligência artificial (IA) que supostamente reduzem o tempo de desenvolvimento de um novo veículo de anos para apenas alguns meses.
Conforme os diretores da Secondmind declararam ao site da Autocar, esta tecnologia: “cria carros melhores com muito mais rapidez”. A principal vantagem no processo é que usando o aprendizado de máquina com a IA, esta tecnologia pode reduzir a 10% a quantidade de erros no design e nos testes. Isso também proporciona menos necessidade de correções e a 40% menos tempo na produção de protótipos dispendiosos.
A parceria da Mazda com a Secondmind já existe há três anos quando a IA foi utilizada para acelerar os processos de design e desenvolvimento da linha de modelos elétricos da marca japonesa e também reduzir custos. A Mazda também utiliza a tecnologia da Secondmind no desenvolvimento de seus atuais motores a combustão, principalmente para reduzir pela metade o tempo de calibração do motor.
RM