Ford anunciou participação no Rally Dakar
A Ford confirmou que irá competir no próximo Rally Dakar. A equipe da fábrica vai inscrever um protótipo baseado na Raptor (fotos), versão de alto desempenho da picape Ranger lançada no Brasil no último dia 22. O modelo foi desenvolvido pela Ford Performance em parceria com a M-Sport, de Malcom Wilson, que representa a marca do oval azul no Campeonato Mundial de Rali, e a Neil Wooldridge Motorsport procurando atender o regulamento da classe T1+ da competição.
A Ford tem uma longa tradição em diferentes categorias do automobilismo esportivo, mas nunca havia competido no do icônico Rally Dakar, uma das competições mais difíceis do mundo. A versão especial da picape Ford Ranger Raptor T1+, preparada nas oficinas do NWM Ford Castrol Team, está em conformidade com o novo regulamento FIA T1+, que permite maior liberdade no design do que nas normas anteriores e terá motor com potência de 408 c, pouco mais que os 397 cv originais.
A equipe desenvolveu uma série de testes ao longo de 2023 e o primeiro passo deste programa de competição plurianual é completar a prova para obter o máximo de aprendizado. “Enfrentar um dos maiores eventos mundiais como o Dakar sempre foi um dos nossos objetivos”, disse Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports. “Não podemos subestimar a grandeza deste desafio. Mas em todo tipo de competição não entramos apenas para ganhar, mas também para podermos criar veículos melhores para os nossos clientes.”
Porsche 550 Spyder de James Dean ainda gera notícia
O transeixo do Porsche Spyder com o qual o ator James Dean sofreu acidente rodoviário fatal em 30 de setembro de 1955, foi vendido recentemente pela quantia absurda de 382 mil dólares (cerca de 1 milhão 870 mil reais) em um leilão online promovido pelo colecionador americano de modelos Porsche, Don Ahearn, que havia adquirido o conjunto no ano passado, conforme informação no site da revista alemã Auto Motor und Sport.
Por muitos anos surgiram rumores sobre onde foram parar as peças do Porsche Spyder de James Dean, a maioria das quais eram notícias falsas. Isso ocorreu porque durante muito tempo a Patrulha Rodoviária da Califórnia usou o carro danificado, após o acidente, para mostra-lo em exposições de promoção de segurança procurando dissuadir os jovens contemporâneos do ator de correr nas estradas.
O transeixo, que provavelmente ficou armazenado despercebido em uma caixa de madeira por várias décadas na empresa Paul Russell and Company, especializada em restaurações do estado de Massachusetts, teve sua autenticidade confirmada pelo historiador especializado em Porsche, Lee Raskin. O número 10 046 corresponde ao número do chassi do 550 Spyder de Dean (550-0055) e ao número do motor 90 059.
James Dean morreu com apenas 24 anos numa rodovia ao norte de Los Angeles quando o motorista de um Ford Tudor virou subitamente à esquerda fechando o Porsche de Dean, quando este iniciava a ultrapassagem. O 550 Spyder bateu no Ford, girou em seu próprio eixo e foi bater num poste. Dean morreu no local e seu passageiro, o mecânico alemão Rolf Wütherich, sobreviveu gravemente ferido.
Mansory aprimora ainda mais o Mercedes-AMG S 63
A Mansory, especialista da Baviera em preparações radicais, desenvolveu um pacote de personalização para deixar ainda mais atraente o visual e o desempenho do sedã S 63 E Performance da Mercedes-AMG. Como os híbridos de alto desempenho Mercedes-AMG oferecem boa base para refinamentos, a Mansory, como é de costume, decidiu modificar o S 63 E de maneira bem abrangente, não só no que se refere a desempenho, mas também no visual.
A seção dianteira ganhou um novo desenho, com destaque para a grade e as tomadas de ar laterais com detalhes de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), assim como o capô que também ganhou tomadas de ar. Na lateral o destaque fica para os apliques também em CFRP, enquanto as rodas de liga de alumínio são de 22 polegadas. Na traseira foi instalado difusor superdimensionado e um defletor montado sobre a tampa do porta-malas.
Na mecânica, os técnicos da Mansory se dedicaram a aumentar a potência do motor V-8 biturbo de 4 litros, mas não alteraram as especificações do motor elétrico do sistema híbrido. A potência passou de 791 cv para 880 cv, enquanto o torque aumentou de 145,9 m·kgf para 152 m·kgf. Com esta configuração, o S 63 E Performance acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e alcança velocidade máxima de 320 km/h.
RM