Toyota Hilux com opção híbrida leve na linha 2024
A Toyota divulgou que a picape diesel Hilux terá opção híbrida leve na linha 2024 (foto). A nova variante do trem de força adiciona um gerador/motor de partida integrado ao motor Diesel 2,8-litros de quatro cilindros da Hilux, com energia elétrica fornecida por bateria de 48 V de apenas 7,6 kg, sob o banco traseiro carregada por desaceleração e frenagem regenerativa.
Conforme informação do site da publicação inglesa Autocar, o sistema pode proporcionar 16 cv extras e mais 6,6 m·kgf que vai garantir menor consumo 5% menor no transporte de carga em relação ao motor Diesel não eletrificado, além de reforçar o desempenho em off-road. A Toyota destaca aumento projetado de eficiência de 5% em comparação ao motor diesel não eletrificado, além de sistema desliga/liga motor nas paradas aprimorado, que mantém o motor desligado por mais tempo ao desliga-lo antes de parar.
Este novo sistema também proporciona uma “condução mais confortável no trânsito”, afirma a Toyota, com respostas mais rápidas ao acelerar e partida do motor mais silenciosa. Também aumenta a capacidade da picape no fora de estrada, já que o sistema de frenagem regenerativa trabalha para melhorar a estabilidade em descidas íngremes e a assistência elétrica proporciona aceleração mais suave em terrenos acidentados.
A rotação marcha lenta foi reduzida de 720 rpm para 600 rpm, o que, segundo a Toyota, torna mais fácil controlar a picape em trechos muito acidentados. A empresa acrescenta que deu atenção à impermeabilização dos novos componentes elétricos para que a Hilux Hybrid possa rodar em trechos alagados com profundidade de até 700 mm. A capacidade de carga útil permanece inalterada em 1.000 kg e a de reboque, em 3.500 kg.
Ainda, segundo a publicação, a opção pelo trem motis híbrido leve não indica uma futura versão híbrida plug-in da Hilux para rivalizar com a nova Ford Ranger híbrida plugável e, conforme o marketing da Toyota, existem outras opções alternativas de propulsão para a Hilu. em estudo ´Preços, só próximo à data de lançamento da nova linha Hilux, em meados de 2024.
Programa de TV “The Grand Tour! sairá do ar
Informação da BBC News diz que após sete anos no Amazon Prime, o programa automobilístico “The Grand Tour” deixará de ser produzido. A última edição foi filmada no Zimbábue e irá ao ar somente no próximo ano. Com isso, o trio formado pelos jornalistas ingleses Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond encerra uma jornada que começou há 20 anos, quando em 2003 eles lançaram o programa de sucesso “Top Gear”.
Em 2015 Clarkson deixou o programa, após uma briga com um dos produtores. May e Hammond o acompanharam em solidariedade e, em 2016, o grupo criou o “The Grand Tour” para exibição no Amazon Prime, mas não tiveram o mesmo sucesso. Com isso, em 2019, após três temporadas, o formato do programa deixou de ser semanal e passou à produção de séries especiais, com dois longas-metragens por ano.
RM