Roger Penske detalha sua visão sobre o futuro da Nascar
Roger Penske (foto), chefe de equipes de competição que participam de diversas categorias no automobilismo mundial e dono da equipe que venceu o campeonato nacional de stock car “Nascar Cup Series” deste ano, com o piloto Ryan Blaney em um Ford Mustang, deu sua opinião sobre o provável futuro da tradicional categoria criada em 1948 em entrevista ao site da revista Autoweek.
Para Penske não se deve esperar ver veículo elétrico em futuro próximo na Cup Series da Nascar, mas o híbrido tem boa possibilidade: “Acho que um trem de força híbrido parece ser algo que fará mais sentido à medida que avançamos, mas não vejo chances para o carro elétrico, inclusive porque temos visto a eletrificação desacelerar nos Estados Unidos ultimamente”.
Penske, de 86 anos de idade, fala com conhecimento de causa. Além de estar envolvido com competições há mais de 60 anos, ele também comanda a Penske Automotive, conglomerado que opera concessionárias de automóveis em todo o mundo e, inclusive, já atuou no Brasil, mas vendeu a operação para o também americano Group 1 Automotive.
Além disso, Penske também é proprietário da NTT IndyCar Series, que anunciou recentemente a adoção de novo motor para os carros da Indy, um V-6 de 2,2 litros. biturbo, híbrido e que deve fazer sua estreia no segundo semestre da temporada de 2024. “Acredito que o híbrido é uma estratégia mais atraente de ponte para o futuro”, disse.
Penske, entretanto, acha que no futuro a Nascar vai ser obrigada a se render aos modelos elétricos, mas isso ainda deverá demorar bastante. “Não vejo isso da noite para o dia, mas talvez criar uma série especial de sedãs com propulsão elétrica. Porém, enquanto o mercado de elétricos não se solidificar, não existe nenhuma chance para eles na Nascar.”
Ainda, segundo Penske, o mercado de veículos elétricos está muito mais lento do que o esperado, tanto por fabricantes quanto por concessionárias. “O principal problema é de confiança na rede de carregamento, já que a infraestrutura ainda não existe, o que gera medo e ansiedade dos automobilistas em relação ao alcance dos veículos.”
Penske também observou que uma equipe francesa tinha um carro a hidrogênio na edição da 24 Horas de Le Mans, este ano. “Acho que é uma tendência. Estamos observando isso em nossa frota de caminhões”, diz o proprietário da Penske Truck Rental. “E já temos algumas unidades em teste, mas acredito que ainda vai demorar muito para vermos isso em competição.”
Dacia contrata pentacampeão do Dakar
A romena Dacia, fabricante do Grupo Renault, anunciou que contratou o piloto catari Nasser Al-Attiyah, cinco vezes vencedor do Rally Dakar, para sua recém-criada equipe de rali-reide, que também vai contar com o francês, multicampeão de ralis, Sébastien Loeb, além da espanhola Cristina Gutiérrez Herrero. Conforme divulgou o site da revista inglesa Car, Al-Attiyah participará de testes em 2024, antes do Campeonato Mundial de Rali-Reide (WR2C), competição oficial da FIA que será organizada a partir de 2025.
A Dacia também informou que vai participar como fabricante na categoria T1+, com o programa Dacia Factory trabalhando em conjunto com a equipe inglesa Prodrive, que tem grande experiência em desenvolvimento de veículos para rali e deverá utilizar a tecnologia do protótipo Hunter Racer Prodrive. A Dacia também informou que sua equipe será abastecida somente com combustível sintético desenvolvido pela petroleira saudita Aramco e os primeiros protótipos serão testados durante o próximo ano.
Denis Le Vot, executivo-chefe da fábrica romena, está convencido de que aderir a competição motorizada tão desafiante combina com sua marca reconhecida por seus valores de resistência e simplicidade: “Para nós, Dacia e Dakar é uma combinação perfeita, além de ser uma demonstração do nosso compromisso com a mobilidade de baixo carbono. Estamos entusiasmados em poder participar no Dakar com tecnologia de combustível sintético.”
Toyota Gazoo Racing terá nova pintura em 2024
Conforme informação no site da Auto Motor und Sport, a Toyota Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota Motor Corporation que defende a marca nas competições do Campeonato Mundial de Rali (WRC) e no Campeonato Mundial de Resistência (WEC), divulgou sua nova pintura para a temporada de 2024 abandonando o tradicional vermelho e branco, que representam as cores do Japão nas competições, por desenho com destaque para o preto fosco.
RM