BYD construirá fábrica de carros elétricos na Hungria
Maior fabricante mundial de carros elétricos atualmente, a chinesa BYD confirmou que sua primeira fábrica de automóveis europeia será em Szeged, no sul da Hungria. Esta é a primeira vez que um dos fabricantes chineses de veículos elétricos deixa clara a intenção de se instalar na União Europeia, conforme detalhou o site da revista inglesa Car.
A BYD, que já tem uma fábrica de ônibus na Hungria, não detalhou prazo para começar a produzir automóveis em Szeged, mas provavelmente a fábrica deve entrar em operação na segunda metade desta década. Esta decisão confirma a previsão de Michael Shu, executivo-chefe da BYD na Europa, ao jornal Financial Times de que a empresa pretende ser o maior vendedor de veículos elétricos da Europa até 2030.
A empresa informou que escolheu a Hungria devido à sua posição no coração da Europa e também por sua história de produção de veículos, já que outras marcas também tem fábricas lá, como Audi e Mercedes-Benz. Mas, segundo detalha a publicação, a Hungria só foi escolhida após de sondagens com a França, Espanha e Polônia, além de negociações para comprar a fábrica da Ford em Saarlouis, na Alemanha, que fracassaram.
Magna negocia produção de veículos chineses na Europa
A Magna Steyr – divisão da Magna International – está em negociações com uma marca chinesa para produzir modelos desta na Europa, conforme revelou o site da revista Auto Motor und Sport. A empresa, que já atua como fabricante contratado para produzir os carros elétricos Fisker Ocean e Jaguar I-Pace em sua fábrica na Áustria, também tem parceria com a BAIC em uma joint venture chamada Magna Blue Sky Technology, que fabrica na China os modelos elétricos a bateria Arcfox da marca chinesa.
Citando a capacidade extra na unidade de produção contratada da empresa em Graz, na Áustria, Uwe Geissinger, executivo-chefe da Magna Steyr, confirmou que foram iniciadas conversações com uma marca chinesa sobre a possibilidade de produção, embora ele tenha afirmado que ainda não foi fechado nenhum acordo. “Se os fabricaremos em Graz ou em uma nova instalação, vai depender do resultado das negociações”, disse ao site da Automotive News Europe, mas sem revelar a identidade da empresa.
Fabricantes se propõem a garantir o bônus ambiental
A decisão do governo federal da Alemanha de antecipar o encerramento do bônus ambiental para a compra de veículos elétricos surpreendeu os fabricantes. O pacote de incentivo econômico, que previa descontos de até 4.500 euros na compra de carros elétricos, foi encerrado antes do previsto pelo fato do governo de coalizão da Alemanha estar enfrentando uma forte crise orçamentária.
A decisão, que já havia sido tomada, previa o encerramento do programa no dia 31 de dezembro, mas foi antecipada para o dia 15 último. Segundo o site da Auto Motor und Sport, a Mercedes-Benz e o Grupo Stellantis foram as duas empresas que aceitaram a decisão de garantir o subsídio do próprio bolso, pelo menos numa primeira fase. Ainda, segundo a publicação, o fim do incentivo deve representar queda nas vendas da Tesla, a que mais se beneficiava dele.
RM