Reportagem publicada no site da revista americana Autoweek destaca a exposição “MG – 100 Years of Motoring & Passion” (MG – 100 Anos de Direção & Paixão) no Conservatoire National de Véhicules Historiques localizado no Grão-Ducado de Luxemburgo (pequena nação encravada entre a França, Alemanha e Bélgica, 32% da área da região metropolitana de São Paulo.)
A exposição começou em 9 da maio, vai até 28 de abril próximo e mostra modelos de propriedade dos sócios do MG Car Club Luxembourg. O Conservatório, que fica no pequeno lugarejo de Diekirch, localizado perto da fronteira com a Alemanha, com razoável distância rodoviária de Frankfurt, Bruxelas e Paris, também tem a fama de ser uma tradicional cidade panificadora e cervejeira.
Segundo a reportagem, a exposição detalha uma impressionante mostra de modelos MG, que remonta às origens da Morris Garages e da marca criada por Cecil Kimber, em 1924, com o apoio de William Morris, que se tornou uma das mais emblemáticas da Inglaterra. A mostra conta a história da MG, desde um raro Magnette K-Type 1933 (foto de abertura) até um MG4 elétrico a bateria 2024.
Considerada como uma das mais icónicas marcas durante as décadas de 1950 a 1970, seus modelos eram apreciados pelos socialites, astros de Hollywood e do cinema francês. Mas a marca acabou sucumbindo juntamente com toda indústria automobilística inglesa devido a uma equivocada política econômica de estatização.
A MG (Morris Garages) original encerrou oficialmente suas atividades em 2005 — esta denominação só foi até 1928., quando a fábrica foi transferida de Longbridge para Abingdon, passando a MG Car Co. Ltd. Em 1970 virou a Austin-Morris Division da British Leyland, mas logo depois a marca foi absorvida pela Nanjing Automobile, uma subsidiária da SAIC Motor, com sede em Xangai. Os modelos MG atualmente são produzidos na China e a MG Motor UK Limited é a maior importadora do Reino Unido de carros fabricados na China.
O Museu em Luxemburgo, nação que vale a pena conhecer, tem reduzidas dimensões e foi criado há pouco mais de 20 anos aproveitando instalações de época na área da antiga “Fabrique de Voitures Jean Wagner” e costuma promover muitas exposições temáticas, além de possuir no acervo alguns modelos interessantes, inclusive um bem brasileiro: VW SP2.
RM