A BMW reformulou toda a linha MINI durante este ano e apresenta agora mais uma novidade: o Countryman C, a versão híbrida leve do MINI. Esta nova denominação C, segundo o fabricante, significa elevado nível de conforto, devido à cabine mais espaçosa, juntamente com o eficiente trem motriz híbrido e novo motor de três cilindros.
Este sistema híbrido leve é composto pelo motor a gasolina tricilindro turbo de 1,5 litro de 170 cv e 28,5 m·kgf., com regeneração de energia pelo motor-gerador em desaceleração natural e frenagem, que tem a função de ajudar o motor a combustão durante as acelerações e retomadas fornecendo potência elétrica adicional de 19 cv.
A nova geração da versão Countryman é 130 mm mais longa e 80 mm mais alta que a antecessora. Com isso, além de aumentar o espaço na cabine, equilibrou o desenho da carroceria conferindo uma aparência bem mais elegante. A nova grade do radiador octogonal redesenhada contribui para o visual mais imponente.
Faróis e lanternas de sinalização de LED acentuam o design da carroceria, que pode vir com novas assinaturas luminosas opcionais. As barras para o rack de teto na cor preto piano são de série neste modelo e ampliam as opções de transporte de volumes. O desenho do novo elemento da coluna traseira muda de acordo com o acabamento selecionado.
No centro do painel está o mostrador OLED circular com diâmetro de 240 mm, com superfície de vidro de alta qualidade permite que todos os sistemas de infotenimento e assistência ao motorista sejam operados de forma conveniente e intuitiva por meio de toque ou comando de voz.
O teto de vidro contribui para a sensação de espaço no interior minimalista e proporciona visibilidade panorâmica. Os bancos esportivos de série com revestimento em tecido multicolorido proporcionam mais espaço aos passageiros devido a uma largura adicional de 30 mm na zona dos ombros e cotovelos.
O encosto dos três bancos traseiros pode ser ajustado individualmente em seis posições e em até 12° graus de inclinação. O banco traseiro tem ajuste longitudinal até 130 mm, proporcionando espaço adicional para as pernas ou mais espaço de carga. Ele também pode ser rebatido na proporção de 40:20:40, podendo aumentar o volume do porta-malas de 450 litros até 1.460 litros.
Pela primeira vez, o Mini Countryman pode ter o Driving Assistant Plus, como opção de condução parcialmente autônoma de nível 2 em rotas semelhantes a autoestradas. Isto permite ao condutor tirar as mãos do volante em velocidade de até 60 km/h, desde que continue a monitorar o trânsito e esteja pronto para intervir a qualquer momento.
E assim como a toda nova Família MINI, o Countryman C também tem uma ampla gama de opções de personalização com as novas versões de acabamento: Essential, Classic, Favored e JCW. Dependendo do tipo de acabamento, são oferecidas diferentes cores de pintura do teto, bem como dos detalhes nos acabamentos interiores.
Com distância do solo de 202 mm, o novo MINI Countryman C pode enfrentar alguns trechos no fora de estrada. Para isso, também tem diversas opções de rodas em liga de alumínio, de 17 até 21 polegadas. Com tração dianteira e câmbio robotizado dupla-embreagem dede 6 marchas, esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança 212 km/h.
A linha de produção das versões Countryman é a primeira fora da Inglaterra, com a montagem dos carros sendo realizada na fábrica do Grupo BMW em Leipzig, Alemanha, assim como a do MINI Cooper EV, que será produzido na China.
RM