Ford Mustang ganha réplica do Shelby GT500 1967
A Hi-Tech Legends, empresa sediada em Port Elizabeth, África do Sul, é especializada em desenvolver réplicas, sob licença, de modelos Shelby. Recentemente ela apresentou seu mais novo projeto baseado no Mustang Shelby GT500 1967 (foto), em homenagem ao centenário de nascimento de Carroll Shelby (1923-2012). O modelo mantém o visual de época, mas incorpora moderna tecnologia mecânica.
A estrutura da carroceria monobloco do GT500 reproduzido pela Hi-Tech é montada sobre quadro inferior reforçado como na versão conversível do Mustang 1967, de maior rigidez à torção, sobre gabaritos especiais antes dos componentes serem alinhados digitalmente e unidos com moderna técnica de soldagem. O processo é finalizado com métodos tradicionais de “construção de carruagens”, deixando a carroceria perfeitamente alinhada.
A estrutura do monobloco tem subchassis tubulares para suportar as suspensões dianteira e traseira, ambas independentes. Já o capô, tampa do porta-malas com defletor e tomadas de ar laterais, características do Shelby GT500 1967 e que o distinguiam do Mustang original, são moldados em oompósito de fibra de vidro. O primer e a tinta são aplicados por processo de pintura especialmente desenvolvido.
Clique na fotos com o botão esquerdo do do mouse para ampliá-las
A réplica também tem freios modernos com pinças dianteiras de 6 pistões e freio de estacionamento eletromecânico, além de direção eletroassistida, som e ar-condicionado. Couro e Alcantara são utilizados no revestimento interno, mas os bancos dianteiros Recaro, com ajuste elétrico, são revestidos em couro com desenho que se assemelha ao dos bancos originais da época.
Como o principal mercado da empresa é o dos Estados Unidos, os carros são enviados para a Hi-Tech Automotive, representante da empresa sul-africana com sede em Utah, na forma de chassi-rolante, montados, pintados e prontos para a instalação do motor, câmbio e diferencial, componentes que tanto pode ser fornecido pelo cliente, como adquiridos novos. O preço do chassi rolante fica em torno de US$ 230.000, conforme os opcionais.
A Hi-Tech Legends informa que a réplica foi projetada para acomodar grande variedade de motores, que tanto pode ser o popular Ford Coyote V-8 de 5 litros ou o Predator V-8 de 5,2 litros supercarregado e de virabrequim plano, de 770 cv, original do atual Mustang Shelby GT500. Já o câmbio pode ser manual de 6 marchas, ou o automático Ford de 10 marchas. Com a mecânica o preço total deve ficar em torno de US$ 270.000.
Toyota Supra com “coração” M-Power
O esportivo Toyota Supra vai ganhar uma nova versão com motor BMW M e câmbio manual, conforme detalha o site da revista alemã Auto Motor und Sport. Será a modelo topo de linha do esportivo da Toyota, que deverá ter o motor BMW de seis cilindros, 3-litros, turbocarregado. Ainda, segundo a publicação, o protótipo do Supra, com motor M3 e câmbio manual, com placas de Munique, já foi visto rodando em Nürburgring.
Segundo especulações, o motor deverá ser o BMW S-58, evolução do B-58 que é utilizado no atual Toyota Supra GR com potência de 340 cv. Já a nova versão, que deverá ser denominada GRMN (“Gazoo Racing tuned by Meister of Nürburgring”) será equipada com o motor S-58, especificação Competition, que tem 503 cv de potência e torque máximo de 61,2 m·kgf, desenvolvido especialmente para os modelos M da marca alemã.
Esta atualização do Supra faz parte do acordo da Toyota e BMW, que desenvolveram o arcabouço compartilhado para o roadster BMW Z4 e a quinta geração do cupê Supra. Os dois modelos são montados na fábrica da Magna Steyr em Graz, na Áustria. O câmbio manual de seis marchas já equipa o Supra desde 2022. O lançamento da nova versão deverá ocorrer ainda este ano.
Também, conforme a publicação, o estilo deverá ser semelhante ao da versão GR Supra ‘GT4 100th Edition Tribute’ e da qual foram produzidos apenas 100 exemplares recentemente. Destacando a modificação na saia dianteira, com tomadas de ar de refrigeração maiores e apêndices nas extremidades, que seguem pelas laterais, além de um grande aerofólio invertido sobre a tampa do porta-malas. Rodas também terão desenho exclusivo.
Honda divulga seu novo logotipo
A Honda apresentou oficialmente no recente Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, seu novo logotipo, conforme detalha o site da revista Auto Motor und Sport. O H estilizado fica solto dentro do círculo com fundo em azul (foto do centro).
Segundo fontes da fabricante, a mudança significa uma nova era da empresa como fabricante de automóveis. O atual emblema da marca tem sido usado desde 2000 e não deixa de ser interessante esta mudança radical, já que a Honda, nesse sentido, é uma das empresas muito conservadora
Além disso, a Honda também aproveitou a presença na CES para divulgar outro logo, de uma nova submarca denominada “Honda Série 0” (foto da direita), que procura destacar a nova imagem da marca de maneira significativamente modernizada.
RM