O museu virtual começou a ser fortemente “alimentado” a partir de 2022, quando a marca do oval azul passou a carregar continuamente o “cofre” com imagens de veículos e documentos, como catálogos e folhetos de publicidade. A busca por fotos raras dos primeiros protótipos, escondidas por décadas, ficou mais fácil.
Segundo o site Detroit Free Press, somente em novembro o setor de TI da Ford rastreou 1.548.937 pesquisas públicas e 356.239 downloads de imagens no Ford Heritage Vault, pu “Cofre do patrimônio Ford”, mas que se trata na verdade do museu online para fãs da marca e que fica “aberto” 24 horas por dia.
São mais de 15.000 itens, incluindo nove mil imagens e cinco mil documentos datados de 1896-2023. Os folhetos dos produtos são escritos em inglês, francês, coreano e chinês. O site hospeda agora 1.844 imagens somente dos 378 modelos-conceito Ford, Lincoln e Mercury desenvolvidos até 2021.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Em junho de 2022, o Ford Heritage Archive concedeu pela primeira vez acesso gratuito a imagens de modelos clássicos Ford, Lincoln e Edsel e dos folhetos promocionais antigos (incluindo Mustang, Bronco e F-150). Desde que entrou na rede mais de 300 mil usuários de 180 países realizaram 18,823 milhões de pesquisas e foram baixados mais 4,777 milhões de arquivos.
Conforme destacou o arquivista da Ford Heritage Vault, Ted Ryan, ao Detroit Free Press, “Temos aqui o que não se encontra em lugar nenhum. A ‘revelação’ dos documentos, folhetos e imagens oferece um retrato importante da criatividade e vanguarda da marca, desde quando Henry Ford começou a rodar com seu quadriciclo pelas ruas de Detroit em 1896.”
Para Ryan, um dos exemplos desta vanguarda é o conceito X-100, de 1953, que tinha 100 inovações futuristas como os limpadores de para-brisa com sensor de chuva, comutação de faróis alto/baixo com detecção automática e até sistemas de navegação, que hoje são bem comuns, e até telefone. “Tudo isso surgiu da imaginação dos designers que criaram os conceitos”, conta.
Muitos destes modelos-conceito viajavam pelo país e, às vezes, pelo mundo, inspirando outros projetistas, lembra Ryan. “O Lincoln Futura foi um conceito funcional que impressionou o público em muitas exposições, antes de ser vendido para George Barris pelo preço simbólico de apenas 1 dólar e que o transformou no primeiro Batmóvel para a série de TV do Batman.”
A página do site abre com a foto do Ford Cougar II concept de 1963 (foto de abertura) que, conforme chegou a ser especulado na época, poderia ser equipado com um motor Ferrari V-12 se a negociação para a Ford assumir o controle da fábrica de Maranello se consumasse, o que acabou não ocorrendo. Outro destaque é o Ford Seattle-ite XXI concept, de 1962.
Também tem conceitos com outros trens de força como o Comuta, de 1967, protótipo de veículo elétrico, e até uma picape movida a energia nuclear: o conceito Nucleon, de 1958, além da enorme camioneta Aurora, de 1964, conceito em que o banco traseiro é transformado em sofá forma de L, como uma sala de visitas, além de ter um sistema de navegação primitivo.
Endereço para visitar o museu: https://fordheritagevault.com/
RM