Conforme informação do site da revista Auto Motor und Sport, a Lada finalmente atualizou na linha 2024 os modelos Niva Legend e Travel, que tinham desaparecido dos mercados da Comunidade Europeia muito antes de a Rússia iniciar a sua guerra de agressão à Ucrânia, por não adotarem normas de segurança e de emissões obrigatórias na União Europeia.
A principal razão foi o atraso da fabricante russa em se enquadrar na norma de emissões Euro 5 exigida pela União Europeia para todos os carros novos a partir do início de 2011. Além disso, a Lada não oferecia freios com ABS desde quando o equipamento virou obrigatório em todos os automóveis vendidos na UE, no ano de 2004.
Agora a Avtovaz, fabricante estatal dos veículos Lada, está renovando a linha Niva. Tanto o Legend com seu visual clássico, quanto o moderno Niva Travel, terão o sistema de freios com ABS na linha ano-modelo 2024, e cumprem agora a norma de emissões Euro 5, com as devidas recalibrações da unidade de propulsão e de controle do motor.
A Avtovaz iniciou a produção da linha 2024 do Niva Legend e Travel no início de dezembro, já com ABS e Euro 5 disponíveis para todas as versões do modelo. Além disso, o topo Niva Travel tem ainda o controle de cruzeiro com limitador de velocidade, computador de bordo e rodas de liga de alumínio bicolores.
Mesmo assim, os modelos Lada não poderão ser importados oficialmente para os países da Comunidade Europeia devido as sanções impostas após a invasão russa na Ucrânia. Além disso, no começo deste ano começa a vigorar o padrão de emissões Euro 6e para todos os carros novos e que será ligeiramente mais rigoroso, em três etapas.
Assim é bem provável que os modelos da Lada fiquem restritos ao mercado interno russo e de países vizinhos, apesar do preço bem atrativo. O Niva Legend, que mantém basicamente o mesmo visual desde seu lançamento em 1976, custa na Rússia 927.500 rublos ou 9.300 euros (49.750 reais), e o Travel 1,22 milhões de rublos ou 12.200 euros (65.250 reais).
RM