A mais recente réplica do Lancia Stratos já está sendo entregue pela empresa italiana ChronoSport aos primeiros compradores, diz a revista alemã Auto Motor und Sport no seu site. O Lancia Stratos HF é um carro esporte icônico que aguça a imaginação dos autoentusiastas. Foi desenvolvido na década de 1970 com o objetivo básico de aumentar a competitividade da tradicional marca italiana no Campeonato Mundial de Rali.
Baseado no conceito Stratos Zero, criado para o Carrozziere Bertone pelo designer Marcello Gandini, o Stratos HF foi desenhado pelo próprio Gandini, enquanto Bertone recebeu pedido para produzir 400 exemplares do modelo para ser homologado para competição. A mecânica era do Dino Ferrari 246, com motor V-6 transversal central traseiro acoplado a transeixo com câmbio manual de 6 marchas.
Com desenho revolucionário em forma de cunha e dimensões bastante reduzidas, apenas 3.710 mm de comprimento, 1.750 mm de largura e 1.111 mm de altura, o Lancia Stratos tinha 2.400 mm entre eixos e pesava apenas 980 kg, enquanto o motor de 2.419 cm³ de 190 cv e 23 m·kgf resultava na relação peso-potência de 5,2 kg/cv.
Já a versão especial de competição, Grupo 4 FIA, pesava 100 kg menos e potência de 260 cv. Com isso, o Lancia Stratos dominou os campeonatos mundiais de rali de 1974, 1975 e 1976 tendo como piloto o italiano Sandro Munari e copiloto o conterrâneo Mario Mannucci, além de obter um total de 18 vitórias em provas válidas pelo campeonato. E poderia ter ganho mais, não fosse a decisão da Fiat, dona da Lancia, em promover o Fiat 131 Abarth na competição.
Nos últimos 15 anos surgiram diversos projetos de réplicas do Stratos, como a releitura denominada New Stratos encomendada pelos irmãos Michael e Maximilian Stoschek a Pininfarina, que mantém a silhueta original, mas com muitos detalhes diferenciados e motor V-8 turbo de 4,3 litros, também Ferrari, mntado longitudinalmente e que custa algo em torno de 700 mil euros (cerca de R$ 3,750 milhões).
Já o projeto da ChronoSport é baseado no kitcar desenvolvido pela empresa inglesa Hawk Cars e lançado em 2007. O dono da ChronoSport, Carlo Parodi, comprou um kit da Hawk e gostou tanto que decidiu adquirir os direitos de produção, mas teve que enfrentar a difícil legislação italiana relativa aos kitcars, um processo demorado e difícil de superar que ele resolveu passando a fabricar todo o carro para poder vender sem restrições.
O projeto, que começou em 2020, também sofreu contratempos devido a pandemia da Covid-19, mas finalmente ficou pronto e é o que mais se aproxima do Stratos original, inclusive com motor V-6 transversal, que pode ser tanto o original Dino Ferrari, como o Alfa Romeo Busso, projetado pelo engenheiro Giuseppe Busso na década de 1970, e que foi utilizado em diversos modelos Alfa Romeo até 2005.
Como estes dois motores não são mais produzido,s a solução foi utilizar os componentes remanufaturados. O V-6 da Alfa Romeo oferece três opções de cilindrada: 2.500 cm³/ 177 cv, 3.000 cm³/220 cv, e 3.200 cm³/270 cv, enquanto o motor original Ferrari de 2.419 cm³ entrega 190 cv. Já o transeixo tem diversas opções atualmente no mercado.
A carroceria modular de plástico reforçado com fibra de vidro, curada em autoclave, tem diversos componentes moldados em compósito de fibra de carbono, todos materiais autoextinguíveis (não propagam chamas). O capô e a tampa traseira são totalmente removíveis, conforme o projeto original. O Stratos réplica da ChronoSport tem três versões de configuração: Road; Group 4 Road e Group 4 Race. Os preços começam de 175 mil euros (cerca de 940 mil reais) e o prazo de entrega, após pedido, é de 8 a 10 meses.
RM