A nova geração do popular MINI Cooper — quinta se for considerada a produção original desta versão esportiva lançada no começo da década de 1960, ou a quarta levando em consideração somente a nova linha lançada pela BMW no começo deste século — está sendo apresentada pela marca inglesa, que ressalta nela a representação da simplicidade carismática desta versão que só é oferecida com duas portas.
O MINI Cooper da nova geração é basicamente idêntico em estilo ao novo modelo elétrico de duas portas, mas totalmente diferente no que se refere ao conjunto mecânico. E embora o elétrico seja baseado num arcabouço de carro elétrico próprio, o do MINI Cooper com motor a combustão é uma atualização do atual arcabouço oferecendo os mesmos dois motores turbo de três e quatro cilindros da terceira geração, mas devidamente “vitaminados”.
O tricilindro 1,5-litro do Cooper C básico ganhou 20 cv passando para 154 cv. Com isso, ficou 0,4 segundo mais rápido no 0 a 100 km/h (7,7 segundos), apesar de um pouco menos econômico. Já o de quatro cilindros 2-litros do Cooper S, teve a potência aumentada em 25 cv, que agora é de 201 cv. Seu tempo de 0-100 km/h permanece em 6,6 segundos, mas ainda é mais rápido do que os 6,7 s do Cooper SE elétrico.
Assim, o “poder de escolha” da marca é uma maneira de atender todos os clientes. “Isso significa que, além dos modelos MINI elétricos, também continuamos a oferecer versões como o novo MINI Cooper com motor a gasolina Ele é ideal aqueles entusiastas que desejam dirigir um MINI clássico de duas portas apreciando o desempenho e o som característico do motor de combustão”, afirmou Stefanie Wurst, executiva-chefe da MINI.
Mas a linha MINI agora só tem câmbio automático, decisão que a marca confirmou ao lançar a versão especial John Cooper Works 1to6 no ano passado, a última com câmbio manual. O seletor de marcha, inclusive, foi realocado do console central para o pequeno painel abaixo da tela de infotenimento, ao lado do botão do freio de estacionamento, chave de ignição, seletor de modo de condução e mostrador de controle de áudio.
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No estilo poucas modificações em relação a geração anterior, a principal é a adoção da nova grade octogonal adotada em toda família MINI nesta nova geração. Os faróis de LED retangulares têm luzes de rodagem diurna que destacam a nova aparência de configuração de série e oferecem três assinaturas luminosas selecionáveis, enquanto as lanternas traseiras foram redesenhadas e ganharam detalhes da bandeira britânica.
Internamente, a principal novidade é a enorme tela de infotenimento que a MINI afirma ser a primeira tela tátil OLED circular num carro de produção. O diâmetro do mostrador de alta resolução com borda de vidro de alta qualidade é de 240 mm. Sua lógica de funcionamento é semelhante à de um smartphone e pode ser operada de forma intuitiva por toque e também comanda as funções de climatização.
As rodas de liga de alumínio de 16 a 18 polegadas ganharam novos desenhos, aerodinamicamente otimizados, como detalha o fabricante. Com tudo isso, a marca garante que o novo MINI Cooper, que será lançado brevemente no mercado europeu, mantém as características comportamento ágil com prazer de dirigir, além do carisma que sempre destacou esta versão esportiva, desde os anos 1960.
RM