Completamente esvaziado, o Salão de Genebra teve sua abertura oficial em 27/2 e segue até domingo (3/3) com a participação de apenas seis fabricantes: a francesa Renault e sua subsidiária romena Dacia, as chinesas BYD e MG, a japonesa Isuzu e a americana Lucid com especial destaque para modelos elétricos, além de poucos fabricantes de veículos de nicho como a italiana Pininfarina, que hoje é controlada pelo grupo indiano Mahindra.
O destaque principal é o lançamento oficial do Renault 5 E-Tech Electric, mas que só será comercializado no mercado europeu a partir do segundo semestre deste ano. O novo elétrico da Renault chega para substituir o Zoe, elétrico, lançado em 2012. O modelo será o primeiro a utilizar o arcabouço AmpR Small do Grupo Renault, que, até 2023, era denominado CMF-BEV. Esta arquitetura será usada em outros modelos Renault, como também pela Dacia, Alpine no seu futuro modelo urbano A290, e pela Nissan na nova geração do Micra.
Segundo o fabricante, o AmpR Small foi projetado para ser tão eficiente e leve quanto possível, usando componentes compartilhados com os novos Clio e Captur a combustão para economizar custos, além de novas técnicas para reduzir o peso, o que foi alcançado no motor elétrico como também na estrutura. O motor do 5 é uma versão reformulada e menos potente do Megane E-Tech, sendo 20 kg mais leve. Com isto, o peso máximo do novo modelo é de 1450 kg.
Com três versões de potência (94, 118 e 148 cv), as duas opções com potência menor são alimentadas por bateria de 40 kW·h, que vai possibilitar 300 quilômetros de alcance, enquanto o motor de 148 cv terá disponível apenas a bateria de 52 kW·h, com alcance de 400 quilômetros. Em termos de desempenho, a Renault divulgou poucas informações, mas declarou que o modelo mais potente acelera de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e sua velocidade máxima fica em torno de 150 km/h.
Quanto ao carregamento, a Renault informou que o novo 5 carregará até 80 kW·h no motor elétrico do modelo básico de 94 cv ou 100 kW·h nos dois motores mais potentes, com tempo de carga 30 minutos de 15% a 80%. Com 3.920 mm de comprimento, 1.770 mm de largura e 1.500 mm de altura, o Renault 5 E-Tech Electric tem distância entre eixos de 2.540 mm. O volume do porta-malas é de 326 litros com os bancos na posição normal.
Com o segundo maior espaço na exposição, a Dacia destaca seu modelo especial Sandrider, veículo totalmente novo projetado especificamente para ralis-reide e que fará sua estreia no Rally Dakar de 2025, quando utilizará combustível sintético produzido pela Aramco. Além disso, a marca romena também expõe a nova geração do suve Duster, com sua ampla gama de motores, incluindo o ECO G100 GLP, Hybrid 140 e o 48V TCe 130 hibrido leve disponível com tração 4×2 e 4×4.
A Dacia também apresenta o New Spring (foto acima), versão elétrica do Kwid que foi atualizada ganhando detalhes externos e no acabamento interno. Com duas opções de motor: de 45 cv para as versões Essential e Expression e de 65 cv para as versões Expression e Extreme, o New Spring é o único automóvel totalmente elétrico fabricado na Europa que pesa menos de 1.000 kg e que o fabricante destaca ser o carro elétrico com a melhor relação preço-desempenho no mercado europeu.
Com o terceiro maior espaço no salão, a BYD, com forte propósito de ampliar sua participação no continente europeu mostra sua gama ampliada de BEVs e lançou oficialmente uma nova submarca com um suve de mais de três toneladas: o Yangwang U8. Enquanto a tradicional marca inglesa MG, que agora tem seus modelos fabricados totalmente na China pela SAIC, que assumiu o controle da marca em 2017, lança em Genebra o esportivo de dois lugares Cyberster totalmente elétrico.
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A americana Lucid mostra em Genebra o sedã Air Sapphire e o suve Gravity. Já a Pininfarina levou o modelo mais intrigante da exposição: o conceito Enigma GT, com configuração 2+2, híbrido, com o motor V-6 a combustão turbo de 2,5 litros movido a hidrogênio acionando as rodas traseiras, enquanto um motor elétrico aciona as rodas dianteiras proporcionando tração integral. O conceito é uma prévia da Pininfarina para 2025, quando a empresa comemorará seu 95º aniversário.
RM