Porsche prevê redução nas vendas e lucro em 2024
Segundo informação do site da revista Autocar, a Porsche (foto) está prevendo uma redução nas vendas e no lucro para 2024. A empresa cita que o fraco desempenho de vendas na China prejudicam as perspectivas de faturamento este ano, enquanto o forte investimento em novos modelos deverá se refletir na redução do lucro, após três anos recordes em rentabilidade.
A Porsche vendeu número recorde de automóveis pelo terceiro ano consecutivo entregando 320.221 unidades em 2023 o que, segundo a empresa, acabou se refletindo em uma distribuição “mais equilibrada” de vendas em nível global, após notar queda na procura da China – o seu maior mercado atualmente.
Com o resultado, a Porsche aumentou significativamente as receitas e o lucro. Alcançando faturamento de 40,5 bilhões de euros, a empresa gerou lucro de 7,3 bilhões de euros — aumento quase idêntico em relação ao ano anterior. Mas o investimento no lançamento de novos modelos este ano, como as novas gerações do Panamera e Taycan, além do primeiro 911 híbrido, vai se refletir na redução do lucro.
Executivo-chefe da Hertz renuncia após fazer grande aposta em veículos elétricos
Conforme divulga o site da revista Road & Track, Stephen Scherr, atual executivo-chefe da locadora Hertz, renunciou ao cargo, após sua aposta em investir na compra de 100.000 modelos Tesla ter se mostrado um fracasso devido aos elevados gastos em reparos, além dos carros usados alcançarem preços de revenda bem abaixo das expectativas.
Em 2021, a Hertz causou grande impacto ao anunciar plano para comprar 100.000 modelos Tesla para expandir significativamente sua frota de carros elétricos a bateria. Esse acordo ocorreu logo após Scherr ter comandado uma reestruturação de US$ 4,2 bilhões salvando a empresa da falência, o que elevou o preço das ações da Hertz em 40% em apenas duas semanas.
Dois anos e meio depois, a empresa contabiliza custos bem acima do previsto na manutenção desses veículos e também está sofrendo para vende-los usados por preços muito abaixo dos obtidos com os modelos convencionais. Com isso, as ações estão da empresa estão sendo negociadas por apenas 20% do seu valor máximo de 2021.
Curiosamente, para substituir Stephen Scherr, a Hertz contratou Gil West ex-executivo da Cruise, que foi demitido daquela empresa em novembro do ano passado depois que seu programa de carros sem motorista baseado na Califórnia foi interrompido e 950 dos veículos autônomos tiveram que ser recolhidos.
O novo executivo-chefe da Hertz, com a experiência de quem vem de outro investimento de elevado perfil e que não pagou dividendos, será o responsável de como a Hertz pode sair do buraco e voltar a ser um negócio sustentável de aluguel com os carros movidos a gasolina, mas com a perspectiva de ter que relançar na frota modelos elétricos futuramente.
VW Currywurst voltou com força total
O site da revista alemã Auto Motor und Sport informa que o VW Currywurst, a popular salsicha oferecida nas cantinas e restaurantes das fábricas da Volkswagen na Alemanha, bateu recorde de vendas no ano passado em relação a 2022. A especiaria, que havia sido banida por dois anos (ver matéria de Alexander Gromow), voltou a ser comercializada no ano retrasado na receita original com 62,1 % de carne de porco.
Um total de 8,33 milhões unidades de Currywurst foram vendidas em 2023, 400 mil a mais do que em 2022. Isto foi relatado pela Agência de Imprensa Alemã tendo como referência postagem na intranet do conselho de trabalhadores da VW. Este recorde se deve principalmente à versão cachorro-quente lançada após o período de abstinência e do qual foram vendidas quase dois milhões de unidades no ano passado.
RM