A Triumph acaba de divulgar o lançamento de uma nova versão de sua linha Tiger 900, com muitas inovações, entre elas o motor com maiores potência e torque. Dos 95 cv da versão anterior, o tricilindro de 888 cm³ de cilindrada (cilindros com 78 mm de diâmetro e pistões com 61,9 mm de curso) passa a entregar agora potência máxima de 108 cv a 9.500 rpm, um acréscimo de 13 cv, e torque máximo de 9,18 m·kgf a 6.850 rpm, 0,3 m·kgf a mais que na versão anterior.
São três as versões disponíveis, a Triumph Tiger 900 GT, a Triumph Tiger 900 GT PRO e a Triumph Tiger 900 Rally PRO, todas com câmbio de seis marchas e com o sistema Shift Assist de série nas versões PRO. Esse sistema permite que se troque de marcha, ascendente ou descendente, sem precisar acionar a embreagem ou soltar o acelerador, resultando em um tempo muito pequeno na operação, principalmente em altas rotações.
As versões GT da nova Triumph Tiger 900 são adequadas para uso predominante no asfalto, perfeitas para longas viagens. Elas tem rodas de liga de alumínio de 19 polegadas de diâmetro na dianteira e 17 polegadas na traseira, montadas com pneus Metzeler Tourance Next de medidas 100/90 na frente e 150/70 atrás.
Já a versão Rally Pro é mais adequada para uso no fora de estrada, com rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, montadas com pneus Bridgestone Battlax Adventure sem câmara com medidas 90/90 na frente e 150/70 atrás.
As suspensões também são diferentes nas duas versões, na GT a marca é Marzocchi, com garfo dianteiro invertido de 45 mm de ajuste manual e curso de 180 mm, e a traseira com ajuste manual de pré-carga na versão de entrada e ajuste eletrônico na GT Pro, ambas com curso de 170 mm.
As suspensões na Rally PRO são da marca Showa, com garfo dianteiro invertido de 45 mm e curso de 240 mm, a traseira com ajuste manual e curso de 230 mm.
Com essas e outras diferenças, a Triumph Tiger 900 GT tem altura do banco de 820 a 840 mm, com peso de 219 kg, e a Tiger 900 Rally PRO tem altura do banco de 860 a 880 mm, com peso de 228 kg.
As três versões chegam têm freios com ABS e controle de tração otimizados para curvas, na versão GT Pro são cinco modos de pilotagem com modo programável do piloto adicional, permitindo um ajuste fino ao estilo de pilotagem, Já na versão Rally são seis os modos de pilotagem, com o modo Off-Road Pro extra que desativa completamente o ABS e o controle de tração para permitir que a capacidade da Tiger 900 Rally Pro seja totalmente utilizada fora da estrada. Nas versões PRO há botões retroiluminados para pilotagem noturna, Iluminação com LEDs, controle de cruzeirol e manoplas aquecidas.
A Triumph Tiger 900 está disponível em seis cores e grafismos, com uma opção na GT, duas na GT Pro e três na Rally Pro. Os preços sugeridos pelo fabricante são de R$ 69.590, R$ 76.990 e R$ 79.990, respectivamente para as versões GT, GT PRO e Rally PRO.
GM