Há um ano, uma nova marca de motocicletas aportou no Brasil, a chinesa Zontes. Com três modelos (T310, R310 e V310), a Zontes focou no segmento das médias cilindradas, adotando o mesmo motor monocilíndrico de 312 cm³ arrefecido a água e com potência de 35,3 cv a 8.600 rpm para as três. As quatro válvulas no cabeçote e os dois comandos de válvulas resultaram em uma boa eficiência teórica, com densidade de potência de 113 cv/L.
Agora a Zontes traz a evolução dessas três motocicletas, a T350, uma crossover com características de uma trail on/off road, a R350, uma streetfighter com cara intimidante muito ágil em curvas, e a V350, uma cruiser daquelas que se dão muito bem em estradas longas e sem muitas curvas. A evolução a que me refiro não está apenas no upgrade dos motores, que mantêm a arquitetura original mas agora têm cilindrada de 347,5 cm3, com potência de 41 cv a 8.300 rpm (a densidade de potência subiu um pouco, para 118 cv/L), mas a apresentação geral dos modelos melhorou bastante, agora com melhor acabamento e com uma sensação muito mas suave e precisa ao guidão.
A novidade, no entanto, não é apenas a evolução das três motocicletas já conhecidas, mas sim os três novos modelos que acabaram de ser apresentados. Além das novas T350, R350 e V350, a família Zontes tem agora também a GK350, uma sports café que segue o estilo das café racer inglesas dos anos 60; a S350, uma custom bombada chamada pelo próprio fabricante de muscle custom, e a maior novidade, o scooter Zontes 350E. Além desses seis modelos, a Zontes T350 tem agora uma variação, a T350X, que vem com rodas raiadas, a dianteira de 19 polegadas (a T350 tem rodas fundidas de alumínio, a dianteira de 17 polegadas). Com isso, a Zontes T350X é 40 mm mais alta que a T350.
O evento de lançamento, neste último 25 de abril na sede da JTZ, em Jundiaí, SP (empresa que já comercializa no Brasil as marcas Suzuki, Haojue, Kymco e Hisum), foi curto demais para possibilitar a experimentação das sete novas motocicletas, por isso o test ride se resumiu em uma pequena volta pela cidade com apenas três delas. Dei prioridade ao scooter, já que é um tipo de veículo que está tomando conta das ruas das grandes cidades, e pilotei também a streetfighter R350 e a crossover T350X. Vamos às impressões.
Dos sete modelos, o scooter Zontes 350E é o único que tem diferenciação no motor, um monocilindro arrefecido a água com cilindrada de 348,6 cm3, resultado das medidas de diâmetro do cilindro de 77,0 mm e curso do pistão de 74,9 mm (o motor das motocicletas tem diâmetro do cilindro de 84,5 mm e curso do pistão de 62,0 mm). Só aí já consideramos um comportamento muito diferenciado, já que o motor do scooter é praticamente quadrado (diâmetro do cilindro igual ao curso do pistão) e o das motos é superquadrado (diâmetro do cilindro maior que o curso do pistão). Um motor superquadrado têm melhor funcionamento em rotações mais altas, o que geralmente resulta em maior potência, ao passo que o inverso favorece a potência em rotações mais baixas. É o que se espera de um scooter.
O scooter Zontes 350E realmente segue essa métrica, com potência declarada um tantinho menor que a das motocicletas, 39 cv a 7.500 rpm, bom valor para um motor de comando único no cabeçote (o scooter é monocomando e as motos têm dois. Menos potência, porém mais torque: o scooter tem 3,9 m·kgf a 6.000 rpm e as motos têm 3,34 m·kgf a 7.300 rpm (todos valores declarados pelo fabricante). Pilotando, essa diferença é bem notada sem, no entanto, esquecer do fato de que um scooter ainda tem a transmissão automática CVT e as motocicletas têm câmbio de seis marchas com embreagem manual.
Bom scooter, confortável, suave e silencioso, com uma boa arrancada (são 350 cm3!) e com muitos itens de comodidade, como dois porta-luvas, um com travamento elétrico, e bom espaço embaixo do grande banco, com possibilidade para acomodar dois capacetes, desde que não sejam muito grandes. Tem sistema keyless, com chave de aproximação, sensores de pressão nos pneus, para-brisa ajustável, freio de estacionamento e controle de tração.
Já todas as motocicletas têm a mesma configuração mecânica, diferindo apenas no visual, nas medidas, na posição de pilotagem e nos itens de acabamento. Todas têm painel de instrumentos de TFT em cores, sistema keyless, indicador digital de marchas, dois modos de condução (Eco e Sport), pontos de energia USB, trava elétrica do guidão e manetes reguláveis, entre outros detalhes.
A Zontes T350 e sua variação T350X têm um porte imponente de bigtrail, realmente uma motocicleta bonita, sem precisar exagerar no elogio: as fotografias falam por si. Pilotando, a Zontes T350X é muito, mas muito melhor que a antiga T310. O fabricante chinês se esmerou em melhorar o seu produto. A roda dianteira raiada de 19 polegadas, teoricamente, melhora a pilotagem em pisos menos homogêneos que o asfalto, mas, para fazer da T350X uma fora de estrada mais ousada seria necessário usar pneus mais adequados para essa finalidade.
A Zontes R350 foi a terceira e última motocicleta que pude experimentar. De estilo streetfighter, o que realmente nos leva a imaginar aquelas motocicletas naked superágeis e “briguentas”, é mesmo assim que ela se comporta. Como nos outros modelos, tem suspensão dianteira de garfo invertido, freio dianteiro de 320 mm com pinça de quatro pistões e freio traseiro com disco de 265 mm. Também muito melhor que a Zontes R310 do ano passado.
A Zontes V350, também uma evolução da anterior V310, é uma cruiser de pedaleira avançada e sissy bar para o garupa, configurando uma motocicleta meio que no estilo custom. Só que custom mesmo é a nova Zontes S350, que o fabricante chama de muscle custom. Como a V, a S tem suspensão traseira com monobraço e amortecedor único horizontal, mas com estilo bem mais tradicional, como as linhas mais arredondadas e o farol circular (apesar de ser de LED).
Finalmente, a GK 350, ao estilo mais ou menos café racer, inclusive com os espelhos retrovisores nas extremidades do guidão. Tem farol circular mas, para ser uma real cafe racer, a Zontes GK SportsCafe 350 deveria ter pelo menos um banco do tipo rabeta e um guidão mais baixo. Vale a intenção.
Muitas novidades para quem gosta de experimentar novidades. Apesar do breve contato com as motocicletas, pude perceber uma enorme melhoria no visual, no acabamento e, principalmente, na pilotagem. Longa vida para a Zontes no Brasil!
Preços:
Zontes 350E: R$ 34.500
Zontes R350: R$ 28.880
Zontes V350: R$ 31.870
Zontes T350: R$ 32.300
Zontes T350X: R$ 33.800
Zontes S350: R$ 32.600
Zontes GK350: R$ 32.600
GM