O Grupo Renault descentralizou algumas de suas operações buscando obter melhor eficiências em suas ações globais, e desde julho 2023 foi criada a Horse, uma empresa para liderar o desenvolvimento, fabricação e fornecimento de motores a combustão e híbridos para o grupo. O escritório central está localizado em Madri, Espanha e conta com 7 operações regionais (Argentina, Brasil, Chile, Portugal Romênia, Espanha e Turquia).
As operações da América Latina estão centralizadas no Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba,, com 1.100 funcionários em toda a região, onde o foco principal é a pesquisa e desenvolvimento de motores flex para todos os mercados globais.
No Brasil, a fábrica da Horse produz o novo motor TCe de 120/125 cv que equipa o novo Renault Kardian e conta com linhas de injeção e fundição de peças com capacidade de produzir 585 mil motores por ano. No Chile são fabricadas as caixas de câmbio para outros modelos e a fábrica tem capacidade produtiva de 500 mil caixas por ano. Na Argentina há fundição de peças para motor e câmbio com capacidade de 6.720 toneladas por ano.
Durante o desenvolvimento do motor turbo tricilindro do Kardian, a engenharia brasileira dedicou mais de 170 mil horas na fase de projeto, e mais 10 mil horas foram utilizadas para a validação local. O novo motor é derivado do TCe 1,3 produzido na Espanha e que equipa Duster e Oroch, sendo este motor um projeto feito em parceria com a Mercedes-Benz e com mais de 1,6 milhões de motores vendidos na Europa.
Globalmente a Horse não irá produzir apenas motores a combustão, mas trabalhará em conjunto no desenvolvimento de motores elétricos, bateria, combustíveis sintéticos e eletrônica de controle do sistema de propulsão. O objetivo é trabalhar na redução da emissão de CO2 no longo prazo, e os executivos da nova empresa explicam que não há uma solução única para todos os mercados.
As previsões da Horse indicam que em 2040, 50% das vendas de veículos ainda serão com motores a combustão ou híbridos, e seu objetivo será continuar nesse desenvolvimento de soluções para a baixa emissão de dióxido carbono.
No primeiro momento a Horse fornecerá motores para os veículos Renault, Dacia, Nissan e Mitsubishi, mas não se descarta a possibilidade de futuramente vender seus produtos e soluções para outros fabricantes. A visão é que a empresa seja capaz de integrar vários tipos de tecnologias existentes e em pesquisa como: hidrogênio, gás liquefeito de petróleo, álcool e gasolina sintética, juntamente com a eletricidade.
GB