A pretensão da Royal Enfield para o Brasil não é segredo: a marca indiana quer mesmo conquistar nossos motociclistas mais tradicionais. Para isso, desde 2017, quando aportou oficialmente no país, vem apresentando modelos clássicos de motocicletas que vêm agradando cada vez mais os adeptos do estilo retrô. Mas não só, elas agradam também outros motociclistas mais jovens e dinâmicos, que descobriram nas Royal Enfield o prazer de uma pilotagem descontraída.
Com a mais nova motocicleta da marca, a Royal Enfield mira nos céus: as três versões do modelo foram batizadas com os sugestivos nomes de Astral, Interestellar e Celestial. Com o mesmo conjunto mecânico das Twin já conhecidas, a Interceptor 650 e a Continental GT — motor bicilindro de quatro tempos arrefecido a ar com cilindrada de 648 cm3, potência de 47 cv a 7.250 rpm, torque de 5,3 m·kgf a 5.650 rpm e câmbio de seis marchas — a Royal Enfield Super Meteor difere no estilo de condução cruiser, com o banco mais baixo e as pedaleiras avançadas, sugerindo uma pilotagem mais relaxada.
Para auxiliar na posição de pilotagem e comportamento dinâmico, as novas Royal Enfield Super Meteor 650 têm chassis e balança traseira projetados de forma que o centro de gravidade seja mais baixo. Mesmo assim, a suspensão dianteira da motocicleta conta com garfo invertido com curso de 120 mm, uma solução mecânica geralmente encontrada em motocicletas mais esportivas. É a primeira motocicleta da marca a adotar o garfo invertido. A suspensão traseira tem dois conjuntos mola-amortecedor e regulagem de pré-carga da molas em cinco posições.
As diferenças entre as três versões são sutis, a Astral, de entrada, vai custar R$ 33.990 e tem cor única no tanque. As cores são azul, preto e verde (com os respectivos nomes oficiais das cores, Astral blue, Astral black e Astral green). A versão intermediária Interestellar, que custará R$ 34.490, terá apenas a opções de grafismos diferenciados no tanque bicolor, nas cores verde e cinza (Interestellar green e Interestellar grey).
A Royal Enfield Super Meteor 650 Celestial, que terá preço de R$ 34.990, é a que mais se aproxima dos céus, pois além das cores azul e vermelha (Celestial blue e Celestial red), vem com um banco especial, chamado de deluxe touring, bolha frontal (ou para-brisa, como quiserem chamar) e sissy-bar (encosto para o garupa).
Seguindo uma tradição da Harley-Davidson, haverá uma ampla linha de acessórios e peças para personalizar a Super Meteor, além de uma bela coleção de roupas e equipamentos para o piloto, em especial para viagens. Nesse ponto a Royal Enfield capricha na qualidade.
A única motocicleta custom rival direta da nova Royal Enfield Super Meteor 650 seria a Kawasaki Vulcan S, que também tem motor bicilindro de 649 cm3 só que bem mais vigoroso, com potência de 61 cv a 7.500 rpm e torque de 6,4 m·kgf a 6.600 rpm. Mas custa R$ 50.999, mais o frete de R$ 1.540. Os preços das Royal já incluem o frete.
As novas Royal Enfield Super Meteor 650 são montadas em regime CKD na fábrica da Dafra, em Manaus, AM, com componentes provenientes da índia. A partir deste lançamento oficial, 8 de abril, até o dia 7 de maio, a Super Meteor estará disponível para pré-venda no primeiro lote de 650 unidades, aos preços citados anteriormente, com previsão de entrega das motocicletas a partir da segunda quinzena de maio. A motocicleta poderá se encomendada no site http://www.supermeteor650.com.br.
GM