Passei o último fim de semana respirando fumaça. Mas a fumaça boa, aquela que os aficionados por motores de dois tempos chamam de Blue Cloud (fumaça azul em inglês). Estive em mais uma edição do “Pé Na Tábua”, espécie de competição/diversão que reúne automóveis e motocicletas antigas das mais variadas naturezas. Desta vez o menu principal contava com corridas de DKW (originais e carreteras) e antigas motocicletas de competição, a maioria delas com motores de dois tempos.
Foram os DKW, no entanto, que deram o show. Entre os sedãs Belcar, havia uma camioneta Vemaguet, um GT Malzoni e, acreditem, um jipe Candango. E olha que todos eles passavam em frente aos boxes lambendo o muro e com uma velocidade incrível.
Entre os carreteras, com os DKW de carroceria cortada, teto rebaixado e muitas alterações também na parte mecânica, o espetáculo foi igualmente interessante. Todos os carreteras mantinham o motor original de três cilindros e de dois tempos, bem mexidos, é claro! Um deles era um cupê F89, de 1950, que originalmente tinha um motor de dois cilindros de dois tempos transversal, mas que estava equipado com o três-cilindros longitudinal que veio no F-91, lançado em 1953.
Veja na galeria de fotos alguns dos carros participantes do “Pé Na Tábua 2T” que correram no Autódromo Dimep, em Itatinga, interior de São Paulo. Clique sobre a foto para ampliá-la.
GM