O fabricante que nos trouxe os primeiros carros elétricos convencionais também pode estar prestes a se tornar o primeiro a nos trazer a próxima novidade em EVs: um carro com o dobro do alcance por um menor custo.
O segredo está na muito falada tecnologia da bateria de estado sólido, que são baterias com cerca de metade do tamanho e peso, mas que fornecem o mesmo alcance que suas contrapartes convencionais ou, por outro lado, fornecem o dobro do alcance para o mesmo tamanho da bateria.
A Nissan mostrou no início deste mês sua nova linha de produção piloto de baterias de estado sólido (All-solid-state battery, ASSB), que está em construção na fábrica de Yokohama. A empresa também anunciou planos para ter veículos elétricos de produção equipados com ASSB em uma ampla gama de segmentos de veículos no mercado até 2028.
O pioneiro do EV afirma que sua tecnologia ASSB será um divisor de águas com o potencial de cerca de duas vezes sobre a densidade de energia das atuais baterias de eletrólitos líquidos — em outras palavras, como mencionado, metade do tamanho e peso para a mesma capacidade do equivalente atual.
O nome “estado sólido” poderia muito bem ser “eletrólito sólido” porque a principal diferença entre uma célula de bateria de íons de lítio convencional e uma célula de íon de lítio de estado sólido é que o eletrólito é sólido e não um líquido.
As células da bateria são bastante simples em sua construção, mesmo que a química não seja. Cada um contém um ânodo positivo e um cátodo negativo, que os íons de lítio se movem entre através do eletrólito durante a carga e a descarga. Há também um separador para evitar que o ânodo e o cátodo se toquem.
Em uma bateria de estado sólido, o eletrólito sólido também serve como um separador, fazendo dois trabalhos. A vantagem é que a bateria de estado sólido tem uma maior densidade de energia, mas também é intrinsecamente mais segura, precisando de menos componentes de segurança adicionais.
A linha piloto produzirá protótipos de baterias para que os processos de fabricação possam ser estudados e refinados. A Nissan já está prevendo que o custo da bateria possa ser reduzido para 60 euros (R$ 348,60) por kW·h em 2028 e um pouco mais de 50 euros (R$ 290,50) depois disso, fazendo com que o custo de fabricação de um EV se assemelhe com um carro a gasolina ou diesel.
MF